TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

CENTRO UNIVERSIÁRIO ESTÁCIO DE SÁ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

ENTREVISTA COM PROFESSOR E OBSERVAÇÃO DE UMA AULA

Aluno: Vanessa Aparecida da Silva Mello

Matricula: 201908426764

Fortaleza/CE

2019

Este relatório tem como objetivo apresentar a realidade do professor em uma aula com o aluno.

A professora entrevistada Gearia Mesquita, trabalha com crianças de 3 para 4 anos do Infantil III, na Instituição de Ensino Particular: Colégio Universo.

        

Entrevista:

A) O que é ensinar?

Vai muito além de passar conteúdos, tem que fazer sentindo para as crianças, onde aplicar? Para quem aprender? Onde usar estes conhecimentos? A sondagem é a maior aliada para você fazer um bom planejamento, eu professora Gearia não acredito em ensino sem planejamento diário do professor em sala, a flexibilidade faz toda a diferença na aprendizagem, por que nunca pense que todos aprendem no momento só, é aí onde entra os estímulos, metodologias, como planejar uma aula que envolva as crianças, a prática é fundamental na aprendizagem.

B) Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Dentro da minha realidade, dentro das possibilidades da instituição de ensino, dentro da maturidade da turma, o conteúdo abordado tem que ser fazer sentindo na vida das crianças, exemplo: conteúdo na Matemática Leve/pesado, cores primárias/ dentro fora/ temos na escola o projeto de alimentação saudável, que incentiva as crianças comer frutas, tomar suco de frutas. Prática: fomos ao Mercantil para colocar em prática tudo que vimos nos livros, as cores das frutas, tem semente, tem caroço, é pesada, é leve, dentro, fora, em baixo em cima, quantas coisas aprendemos em uma só aula. Jamais sairá de suas mentes suas próprias experiências. Assim é escolhido o procedimento dentro de cada realidade de ensino. (Segue fotos dessa aula)

[pic 3]

[pic 4]       [pic 5]

C) Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sim, me baseio em Paulo Freire e Froebel e Dewey, com planejamento, articulando as aulas teóricas e práticas, sempre personalizando o conhecimento e ajustando conforme as necessidades do dia a dia.

D) Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula?

Da forma mais natural possível, as crianças convivem entre si muito melhor que os adultos, brigam é claro, algumas não conseguem se fazer entendida com clareza, mas aí que vem o ganho, quem usa fralda, chupeta, quando inicia sua vida escolar já deixa rapidinho, pelos os estímulos de ver os amigos sem, agindo de outra forma, da mesma forma se ouvir palavras novas também fala, como se relacionar para crianças pequenas está muito ligado com a boca, muita gente não intende os motivos da mordida na escola, pois bem a criança sempre é mordida pela mesma criança na escola, é demonstração de carinho.

E) Como você trabalha os conflitos?

Crianças com está faixa etária está bem presente a mordida, não querer emprestar os seus objetos tais como brinquedos. A princípio iniciamos com vídeos de pouco tempo, roda de conversa, eu pessoalmente já trouxe objetos ditos meus para eles brincar e ver como é bom emprestar e brincar também com o brinquedo do colega.

No momento do conflito evito gritar ou falar alto, vou ao encontro abaixo e sempre pergunto o motivo, separo os dois, se tiver no parquinho sai, não brinca mais. Uma dica que aprende na prática foi se você vai sair de sala, ou mamães também vale, ao sair diga o que vai acontecer e o que você espera da criança. Exemplo: vamos ao shopping, vamos entrar na casa Pio, lá tem muitos sapatinhos, mas hoje só vamos pagar, quando sair de lá tomamos sorvetinho que você tanto ama, só depois vamos na loja de brinquedo conferir tudo, só lembrando que não vamos comprar nada hoje, nada de choro ou se pedir para comprar vamos hoje só olhar! Combinado? Sim então vamos lá! Caso queira você pode usar o sorvete como prêmio, se comportou bem ganha o sorvete. Assim acontece na sala de aula, ao passear pela escola, de tudo der certo vamos para o parquinho, tão amado parquinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (418.1 Kb)   docx (363.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com