TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

Lays Reis carvalho

MARILAINI LUIZ BAILONA

PRODUCAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO –

Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

[pic 4]

Anápolis

2019

Lays Reis carvalho

MARILAINI LUIZ BAILONA

PRODUCAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO –

Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Tutor eletrônico: Nathalia Rosseto Andrade

Tutor de sala: Daniela de Jesus Pires

Anápolis

2019

INTRODUÇÃO

É de fundamental importância o estudo  da BNCC, pois representa um avanço relevante frente às propostas curriculares hoje existentes e concretiza um passo significativo em pontos importantes.

Nas diretrizes, o currículo do ensino fundamental tem uma base nacional comum e, dessa forma, deve ser atendida por todas as escolas. Dentre as disciplinas obrigatórias estão: língua portuguesa, educação física, matemática, história e geografia.

 A união das diversas áreas de conhecimento no trabalho pedagógico leva a interdisciplinaridade de docentes e discentes.

A Base Nacional Comum Curricular é um ponto de partida para que as unidades da Federação definam suas propostas curriculares e as escolas, seus Projetos Político-Pedagógicos (PPPs).

Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino fundamental

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem, garantindo  um conteúdo minimo a ser apesentado nas escolas, bem como politicas pedagógicas padronizadas, visando um melhor aprendizado para o aluno, fazendo com que metodologias pedagógicas seguem o mesmo objetivo, uma padronização um modelo onde forneça aos alunos as mesmas condições pedagógicas.

As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, ou DCNs, são um conjunto de parâmetros, princípios, fundamentos e procedimentos que servem para nortear a educação básica.

A BNCC – Matemática propõe ao Ensino Fundamental –cinco unidades temáticas (Números, Geometria, Álgebra, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística) as quais organizam os objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) relacionados às suas respectivas habilidades (aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares).

A BNCC propõe que a Geografia possibilite aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental reconhecer e comparar as realidades de diversos lugares de vivência  assim como identificar a presença ou ausência de equipamentos públicos e serviços básicos essenciais.

No ensino de História, de acordo com a BNCC, é a formação da identidade dos estudantes considerando o tempo, a realidade e o espaço ao qual estão vinculados. Já no ensino de Língua Portuguesa dá continuidade às práticas de oralidade e escrita iniciadas na Educação Infantil no campo de experiência oralidade e escrita.

A formação docente, tem de se basear não apenas no saber específico acerca daquilo que ensina, mas também de como se ensina e de como se avalia, na reflexão constante sobre a prática, a partir do estudo aprofundado dos construtos específicos da Educação. Os professores de uma mesma classe devem realizar a interdisciplinaridade através da elaboração de um projeto voltado para a investigação, intervenção e realização de atividades.

É preciso saber identificar os conteúdos de outras disciplinas que serão trabalhados em parceria com uma determinada disciplina, a fim de descrever, explicar, prever soluções e executar as ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com