TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

Didática – CEL0304/EEL0001

OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

Campus EAD – Mesquita
Aluna: Thuane Pacheco Pinto
Matrícula : 202008140731
Professor (a): Fabiana Chinalia

Introdução

Atualmente a didática vem ganhando novas perspectivas, se tonando um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino, podendo ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno.

Precisamos perceber que nossos alunos, não são só mais um ser passivo ao conhecimento, eles estão aprendendo diariamente dentro e fora da escola, e que para isso, ele precisa trazer o conhecimento dele adquirido para transformar a aula. Os alunos precisam interagir na aula, conhecer e ter liberdade de expor o que sabem.

Não podemos podar nossos alunos dentro de sala, temos que deixa-los usarem sua criatividade, suas ideias, e mostrar a eles que dentro de um contexto, podem e devem ser usadas sim. O aluno precisa saber que nós professores não estamos ali para podar seu conhecimento, ele precisa acreditar que estamos ali para apoia-los e ajuda-los a serem cada vez melhor.


Plano de aula

Disciplina: Geografia

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Tema: O Lugar onde eu vivo

Objetivo:  

  1. Analisar o modo de viver de diferentes pessoas em diferentes locais e identificar semelhanças com o lugar onde se vive.
  2. Reconhecer diferenças e semelhanças nos hábitos e na forma que as pessoas vivem em diferentes locais.  

Desenvolvimento: Ler o tema para os alunos, e pergunta-los sobre o local onde eles vivem, características, pessoas. Após eles responderem, perguntarei a eles: O que faz com que as pessoas tenham diferentes formas de viver? ; Que diferenças no modo de viver podemos citar? ; ( Durante essas perguntas, os alunos precisam entender que o local onde vivemos está ligado diretamente com o modo em que vivemos. Usar o Datashow para mostrar imagens de locais com diferentes estilos.

Durante a aula, aprenderão que nossos costumes, hábitos, músicas, sotaques, gírias, estão ligados ao local onde vivemos.

Propor aos alunos o jogo “Desenho ou mímica”. O objetivo da brincadeira é permitir que os alunos reflitam sobre as características próprias do local onde vivem.

Organize os alunos em três ou quatro grupos. Em seguida, escreva em pedaços de papéis as categorias do jogo: vestimenta, alimentos, estilo musical ou dança, brincadeiras, costumes, festas ou comemorações, e coloque-as dentro de uma caixa. Você pode modificar as categorias de acordo com o que achar pertinente.

Cada grupo irá sortear, um por vez, a categoria que irão representar. Após o sorteio, os alunos terão um minuto para discutirem e definirem o que irão representar e de forma farão (desenho ou mímica). O objetivo é que os alunos de outro time descubram o que foi representado pela equipe. O time que acertar será o próximo a sortear e assim por diante.

Material/Equipamentos

Papéis

Canetas

Lousa

Datashow

Avaliação

Será realizada através da observação de vários mecanismos:
- Participação

- Interação

Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com