TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA

Por:   •  12/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

                                                      [pic 1]

PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA CEL0304/       EEL0001

LORENNA CONDE SUAREZ ALVES – 202010066089

A didática é um elemento pedagógico imprescindível para a docência, seja ela em qualquer nível e modalidade. É a articulação de conteúdos, métodos e técnicas. Esses elementos tem participação fundamental na construção de estratégias facilitadoras para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma eficaz.

No ensino médio, aula de biologia, estudávamos as células de modo geral, e ela nos surpreendeu um dia levando a turma para um laboratório, para termos uma aula interativa e dessa forma entender o que de fato eram todas aquelas figuras nos nossos livros didáticos, tínhamos que analisar a célula e dizer qual o tipo dela, fazendo com que dessa forma, aquilo pegasse forma e a turma conseguisse compreender o que era cada pedacinho da célula bem de perto. Alguns colegas depois dessa aula conseguiram escolher o que cursar.

Ao falar com os alunos sobre o novo conteúdo, agiria completamente diferente da professora da charge. Exploraria primeiramente o tema e teria o livro como auxilio, em seguida perguntaria a cada um deles como era, se tinham alguma curiosidade para compartilhar com os colegas de turma, daria ênfase as diferenças de cada estado para que tanto eles quanto o restante entendessem um pouco melhor. Abordaria o tema com mais leveza para que de fato eles se interessem pela aula, e fiquem cada vez com mais vontade de aprender, tendo em vista que estou lidando com crianças teria que ser mais maleável, mas sem sair do foco que é ensiná-las.

Com relação à futura matéria lecionada, a minha seria a parte de língua portuguesa, e o conteúdo seria os sons que a junção de consoantes faz, levaria alguns jogos para que as crianças aprendessem com mais facilidade, algumas músicas para que elas vissem como isso está no nosso dia a dia, inclusive, levaria cadernos da minha época naquela série, mostrando assim que todos passamos por aquela fase, e assim pegassem gosto por aprender, como foi comigo.  

Para avalia-las e saber se de fato o conteúdo foi absorvido e entendido completamente, colocaria no quadro algumas palavras que levem a junção ‘LH’, ‘CH’, dentre outras e veria se de fato elas saberiam o som de cada sílaba, e dessa forma entenderem que é tudo uma questão de adaptação à língua.

Um conselho que daria a mim mesma para realizar a função com êxito seria: lembra como na sua vez foi interessante? Como foi maneiro ver como as palavras se formam? Cada aluno tem o seu tempo, seja paciente, comunicativa e o mais clara possível na hora da explicação, faça com que seus alunos tenham a mesma experiencia e amor que você tem pela língua e por aprender coisas novas que jamais passaram pela sua cabeça que era feitas dessa forma. Seja para eles como seus professores foram pra você.’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com