TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

SUZIANE APARECIDA DA SILVA CRUZ

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS

MANAUS

2019

SUZIANE APARECIDA DA SILVA CRUZ

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS

[pic 1]

Manaus

2019

OBJETIVO

  1. Reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social;

  1. Construir uma análise crítica das observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

RESUMO

Foi observado durante três dias, uma criança de 6 ano do sexo feminino. No primeiro dia de observação, foi analisado seu desenvolvimento físico e psicomotor. Sua saúde, altura, peso, altura, tato, audição e sua agilidade. A observação teve a duração de três horas e foi feita em sua residência.

No segundo dia de observação, foi analisado a cognição e a aprendizagem escolar, foi observada durante três horas e meia, foram analisados seu raciocínio, seus momentos de interação com os estudos e família, a forma como ela lida com seus estudos e algumas experiencias foi aplicada de forma interativa.

Já no terceiro dia, foi observado seu desenvolvimento social e desenvolvimento emocional. A observação durou quatro horas.  E podendo presenciar a forma como ela lida com seus familiares e amigos. Expressando suas emoções, e seu modo de agir quando contrariada. Suas emoções, seus medos, receios e como age com o meio em que ela vive.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

RELATÓRIO        7

1 º Dia de Observação        7

Desenvolvimento físico e psicomotor        7

2º Dia de observação        8

Cognição e aprendizagem escolar        8

3º Dia de observação        9

Desenvolvimento social e desenvolvimento emocional        10

OBJETIVO GERAL        12

objetivos específicos        12

METODOLOGIA        12

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

        

        

INTRODUÇÃO

Este relatório irá apresentar a análise feita por três dias em uma criança de 6 anos de idade, segundo as teorias do desenvolvimento. Ira relatar o dia a dia da menina e como se porta com o meio que vive, e seu desenvolvimento social, emocional, psicomotor, e aspectos cognitivos. Segundo as teorias do desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky.

As teorias do desenvolvimento consideram que o comportamento humano e fruto tanto de características hereditárias quanto de outras aprendidas com o tempo no meio em que vive, no ambiente em que a pessoa vive dependendo muitas vezes das influências dessas fontes. Sobre o ambiente nos referimos sobre o meio em que a pessoa vive, a família, escola, trabalho, bairro, suas culturas.

Jean Piaget (1896 – 1980) foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento cognitivo. Para ele a inteligência modifica-se à medida que acriança se desenvolve e parte de um continuum entre reflexos biológicos. Piaget descobriu que o desenvolvimento da criança pode ser dividido em estágios mais ou menos delimitados, de forma que um estágio anuncia o posterior. Piaget propôs quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: o sensório motor (0 a 2 anos), o pré-operatório (de 2 a 6 anos) o operatório concreto (de 7 a 11 anos) e operatório formal (de 12 anos em diante).

“Os estágios seguem uma ordem fixa do desenvolvimento, mas as pessoas passam por eles em velocidades diferentes.” (BEE, 1997; PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006)

No relatório proposto, apresentasse algumas características do desenvolvimento cognitivo segundo PIAGET no período pré-operatório (2 a 6 anos), e em alguns pontos características do operatório concreto (7 a 11 anos) que caracteriza o pensamento na idade escolar. Na qual acriança começa ter mais habilidades para contar, comparar analisar e experimentar.

Outro pesquisador muito citado e muito que também esclareceu bastante sobre a influência do meio foi Vygotsky (1896 – 1934) que propôs sobre a teoria cultural. Esse autor defende que só há desenvolvimento tipicamente humano se a pessoa for exposta a uma cultura, apropriando se das crenças, valores, habilidades do grupo social do qual pertence.

“isso significa que a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem ganha uma nova perspectiva: não é o desenvolvimento que antecede e possibilita a aprendizagem, mas ao contrário, e a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento.” (MELLO,2004)

“Vygotsky não descreve o desenvolvimento em fazes ou estágios, porem defende uma aprendizagem que ocorre durante toda vida, com ajuda especificas do ambiente social e cultural para desenvolvê-la.” (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006)

Sobre o desenvolvimento social ao longo da idade escolar (6 a 11 anos), o crescimento cognitivo possibilita que as crianças desenvolvam conceitos mais elaborados sobre elas mesma, assim com como maior controle emocional. E nessa fase que as crianças vão se conscientizando dos seus próprios sentimento, controlando bem melhor suas emoções no meio social. Onde começa a sentir vergonha, tristeza, raiva, medo. Uma criança contrariada pode se expressar de forma agressiva, física ou verbal. No relatório e exposto a forma na qual criança analisada reage com seus familiares quando acontece fatos no qual ela não se agrada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com