TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOMOTRICIDADE: UM GRANDE ALIADO NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  30/1/2019  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

É por volta da década de 1970 que muitas transformações vêm ocorrendo nas práticas pedagógicas. Antes disso havia uma prática voltada para a execução de atividades motoras mais mecânicas, ou seja voltada para o aspecto mecânico do corpo físico. Hoje a importância do ensino de atividades corporais vai além de uma técnica de ensino que remete ao trabalho. O ensino de atividades corporais na educação física após o seu reconhecimento como área de produção de conhecimento tornou-se mais abrangente no campo profissional. Esta área é também terapêutica promovendo significados importantes atribuídos a ela o poder de transformar vidas.

Nas salas de aula os professores tem a possibilidade de utilizar diversos recursos para estimular os educandos e leva-los ao processo do sentir, do melhoramento cognitivo, afetivo e social. Desperta e aprimora a criatividade que se fundamenta no faz de conta e conta com recursos como a música, dança, a poesia, literatura, todas as artes plásticas, portanto é preciso que este despertar seja realizado para que haja o avivamento da alma.

Por meio deste aprendizado se promove tanto o desenvolvimento educacional por utilizar experiências lúdicas e práticas auxiliando no trabalho pedagógico como atua em diversas áreas do conhecimento prevenindo futuros conflitos de aprendizagem e por que não dizer emocionais já que esta área do conhecimento contribui ressignificando tão rapidamente as problemáticas que lhe aparecem não ocasionando os bloqueios que prejudicarão a continuidade do fluxo da vida.

Portanto, na sala de aula é necessário que os profissionais da educação inovem suas práticas pedagógicas, eliminando muitas atitudes que possam desmotivar o aluno como: rigidez, falta de alegria, entusiasmo e principalmente uma visão restrita, este profissional deve compreender e entender que a aprendizagem não é algo estático e sim evolutivo a cada dia, então o educador deve proporcionar isso aos seus educandos com amor e dedicação.

Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de potencialidades por meio de atividades que possam promover (re) utilizando o corpo tendo como filtros a ação do brincar. Quais as competências estariam o professor/educador promovendo ao trabalhar este eixo temático com seus educandos?

RESUMO

Ter como proposta a psicomotricidade como meio de qualidade de vida não apenas na escola, mas no cotidiano é uma necessidade quase que vital. A primeira linguagem é corporal é por este meio que a criança se comunica. Os aspectos afetivos, cognitivos e motores são desenvolvidos e potencializados pelas atividades motoras. O objetivo geral desta monografia é de refletir sobre a psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil e os reflexos na alfabetização do educando e como o estudo do desenvolvimento motor influencia na formação escolar.

Palavras Chaves: Psicomotricidade, Educação Física, Desenvolvimento Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com