TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra "A arte do movimento"

Por:   •  25/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

"A ARTE DO MOVIMENTO"

(Fernanda Monteiro dos Santos)

Através da metodologia e teoria de Rudolf Laban, que foi uma coreografo e renomado dançarino, que desenvolveu muito estudos relacionados à arte do movimento.

Onde retrata, o conhecimento pelo corpo, pelos movimentos. E que a dança traz bem estar.

Conhecendo um pouco sobre a história de Laban e sua trajetória.

Laban foi arquiteto e ilustrador, mas foi na dança e coreografia que Laban se destacou e deixou seu legado de grande estudo na arte do movimento. Ele aponta em seus estudos que o movimento humano é constituído sempre pelos mesmos movimento, seja no cotidiano, no trabalho, ou mesmo na arte da dança.

Conhecemos também atrás de vídeos trabalhas realizado com alunos, desenvolvendo os métodos Laban. Como por exemplo o alfabeto/prática de Laban, consiste em com o corpo formar as letras do alfabeto. E muitos professores incorporam essa atividade a sua prática docente, em ritmos que contagiam as crianças, como foi apresentado através de um vídeo a experiência de uma professora que ensina o alfabeto em forma de Hip- Hop.

Segundo Laban, há muitas possibilidades de emprego do movimento no processo educativo, por essa razão o método de ensino de Laban é muito utilizado e esta presente nas escolas. Não somente na arte da dança, mas no conhecimento e expressão corporal, e no movimento como um todo.

A partir desse preceito Laban descriminou “ oito dinâmicas do movimento”, são conceitos base de movimento, assim como nas cores e notas musicais. Por exemplo: da ação de uma pirueta vêem a ação de girar, de um salto a ação de pular.

Ao final da palestra realizamos uma dinâmica de conhecimento do corpo, e extremos de movimento bem devagar e movimento bem rápidos. Foi sugerido uma corrida de velocidade rápida e corrida ao inverso, bem devagar em “câmera lenta”. Consolidando o que aprendemos e recebemos sugestões de atividades a ser trabalhas em sala com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com