TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire e Sua Importância no Ensino da Eja

Por:   •  15/11/2022  •  Artigo  •  18.891 Palavras (76 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 76

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta  como tema Paulo Freire e sua importância no Ensino da Eja, partindo de uma observação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Belarmino Cortes, uma vez que a Educação de Jovens e Adultos, ganhou destaque dentro das políticas educacionais ao longo dos tempos no Brasil, em que temos a figura de Freire como alicerce para esta caminhada de mudanças e reconhecimento da valorização do método de Paulo Freire, para a construção de autonomia do educando.

Partindo primeiramente do conhecimento sobre a caminhada de Freire, que nasceu em  19 de setembro de 1921,  no Recife – PE, fundamentou sua prática como um estudo com a finalidade de  construir liberdade dos  oprimidos, dentro desta caminhada o trabalho apresenta a vida de Freire partindo de sua experiência  no   Rio Grande do Norte em  que alfabetizou 300 trabalhadores em 45 dias.

A educação popular parte de uma construção do sujeito em que o alfabetizar não pode ficar restrito em  ensinar ler e escrever,  como também apresentamos as obras literárias  e um pouco da caminhada profissional de Paulo Freire.

Partindo da importância do método de alfabetização realizado com parceria com o educando, pois para Freire o aprender esta ligado diretamente a sua cultura  social, de uma forma de ler e escrever que valoriza o ser humano, o dialogo, como ponte de construção de um aprender, em que rompe com a cartilha que muito foi utilizada pelo Mobral, como um aprender decorado e importo pelo educador.

Desta forma justifica-se este trabalho partindo do conhecimento e das experiências de Freire para romper com modelos tradicionais, mediante métodos que ganharam formas, aplicações pedagógicas que permitiram revolucionar o processo de ensinar e aprender para jovens e adultos, em  que constrói novos modelo que revolucionou a  forma de trabalhar  alfabetização para adultos no Brasil.

        Desta forma justifica-se a necessidade de aprofundamento do estudo  relativo a metodologia de ensino de Paulo Freire e sua influencia na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, tendo como base de observação o processo de ensino e aprendizagem da escola observada, compreendendo as metodologias, currículos, projeto político pedagógico, e a permanência na escola dos alunos da EJA.

Buscando responder o problema do trabalho como a influência do método de Paulo Freire pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, autonomia, na EJA, na escola pesquisada?

Tendo como hipótese da pesquisa conhecer se a maneira diferenciada em que as aulas da EJA, e as teorias aplicadas na concepção do educando e nas relações com o educador como meio transformador do saber , permite ao educando interagir com o educador, mediando conhecimentos e saberes que traz do seu mundo para a sala de aula.

Desta forma temos como objetivo geral: Analisar a influência da teoria de Paulo Freire no processo de ensino e aprendizagem, de letramento e autonomia na Educação de Jovens e Adultos na escola pesquisada.

        Juntamente com alguns objetivos específicos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho como: abordar a história de Freire e da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; evidenciando a metodologia de Freire no processo de ensino e aprendizagem como forma transformadora, da sociedade, valorização social e cultural do educando.

Para isto foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo,  utilizando livros, trabalhos publicados, artigos partindo de meios e procedimentos básicos para os estudos, buscando expandir o conhecimento sobre o assunto pesquisado, dando credibilidade ao que será escrito.

Construindo caminhos de conhecimento da parte teórica, com a prática executada na escola pesquisada a fim de ampliar e abranger novos saberes através de pesquisa, observação.

 O trabalho esta organizado em capítulos que trazem a vida e a obra de Freire, a importância da EJA, a história da EJA no Brasil, processo de ensino e aprendizagem, evasão escolar e a história da Escola Belarmino Cortez .

        

PAULO FREIRE: SUA CAMINHADA  DE VIDA

 

        Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921,  no Recife – PE, Freire é reconhecido no mundo todo, é praticamente impossível falar em educação de jovens e adultos sem  citar Freire. Seus estudos foram construídos para àqueles que denominou de oprimidos, ele próprio vem de família pobre e mediante suas técnicas atendiam os carentes socialmente ou pelo conhecido sistema  Paulo Freire.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. (FREIRE, 1980, p. 09).

        No Brasil, e, por conseguinte na América Latina e na África, Freire é um exemplo de inspiração de gerações de educadores, conquistou amplo apoio de pedagogos, teólogos e cientistas sociais.

        Nos anos de 1960, Freire coordenou projetos de alfabetização de jovens e adultos e foi no Rio Grande do Norte em praticamente 45 dias alfabetizou 300 trabalhadores, com seu método Freire, que fica claro dentro de sua teoria que não basta ler e escrever, mas dar continuidade aos seus estudos.

A pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, terá dois momentos distintos. O primeiro, em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se na práxis, com a sua transformação; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação. (FREIRE, 1987, p. 26).

        Ocorrendo interações entre o educador e o educando em que a valorização da base social e cultural, trazendo a realidade de vida do educando para dentro da sala de aula como forma de aprender, neste modelo o educando é um ser ativo, rompe com o sistema de “educação bancária”, denunciado  por ele como sistema tradicional, em que o aluno tem que devolver da mesma proporção aquilo que lhe foi depositado pelo professor, ou seja, uma educação deve ter como finalidade a libertação e não a opressão, sendo “o homem estimulado a pensar, desenvolver uma visão de mundo manifestada implicitamente ou explicitamente, nas suas sugestões e nas de seus companheiros”. (Freire, 1987, p.120).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118.4 Kb)   pdf (329.4 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 75 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com