TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Dificuldades de Aprendizagem Matemática

Por:   •  26/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX

CRISLANE VIANA

ERIKA FANTONI

GERLY MOREIRA

IARA ALVES MOREIRA

INGRID MACHADO

IVANETE DOS SANTOS PEREIRA

PRISCILA NASCIMENTO

SUELLEN SANCHES

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SERRA, 2015

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX

CRISLANE VIANA

ERIKA FANTONI

IARA ALVES MOREIRA

INGRID MACHADO

IVANETE DOS SANTOS PEREIRA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Trabalho de cunho avaliativo, para a disciplina         de Dificuldades de Aprendizagem, do curso de Pedagogia da Faculdade Capixaba da Serra.

Professor (a): Camila Reis dos Santos

SERRA, 2015

1 ) Quais tem sido os principais desafios para o ensino da língua portuguesa voltada para a aprendizagem da escrita e dos conceitos gramaticais?

 O desafio tem sido ensinar os alunos a escrita correta para o domínio dos conceitos gramaticais, um dos objetivos dos professores das séries iniciais e muitos dos professores de ciclo 1 e 2 sabem pouco sobre a natureza da escrita e como funciona, para que serve e como deve ser usada , as formas gráficas e ortográficas da escrita não são bem compreendidas .

2) Cite e explique os tipos de distúrbios que são possíveis causas para a disgrafia , citada pela autora .

Distúrbio da motricidade ampla e fina . Observamos que mesmo em criança de nivel intelectual medio,existe um determinado potencial ou um certo conjunto de habilidades não desenvolvidas. Neste caso, é possível contatarmos uma outra ou várias disfunções psicológicas ou anomalia na maturação do sistema nervoso central , evidente na maior parte das situações , a falta de coordenação entre o que a criança se propõe a fazer , interação e a respectiva ação .

R-Distúrbio na coordenação visomotora. A cordenação visomotora esta presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estimulo visual de forma adequada . Ao traçar uma linha por exemplo , a criança ao mesmo tempo que segue com os olhos , a ação de riscar dve ter em mira o alvo a atingir .

R – deficiência na organização tempo espacial . Quando falamos em organização tempo espacial nos referimos a orientação e a estrutura do espaço e do tempo , e o conhecimento e o domínio de direita / esquerda / frente , atrás / lado / alto / baixo / antes , depois / durante / ontem / hoje / amanhã etc :

Que a criança deve ter desenvolvido para seu sistema de escrita.

R – Problema de lateralidade e direcionalidade . O distúrbio de motricidade manifesta – se principalmente , por meio dos gestos imprecisos dos movimentos desordenados da postura inadequada , da lentidão excessiva etc :

Lateralidade mal - estabelecida ,lateralidade cruzada ,sinistrismo ou canhotismo contrariado .

R- Erro pedagógico . Geralmente as dificuldades que os alunos apresentam na escrita se devem as falhas no processo de ensino, nas estratégias inadequadas , formas das letras , uniformidade , espaçamento , ligamento e inclinação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com