TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Sociologia da Educação

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

UNIGRAN

Curso de Pedagogia

Disciplina: Sociologia da Educação

Professora: Magda Maciel de Oliveira

Aluno(a): Priscila Neves da Silva

RGM:0532628

Polo:Brasília

Atividade – Aula 01

  1. De acordo com Ferreira (1993) vimos que cada sociedade de nossa História apresentou uma educação específica. Justifique o porquê:

Resposta: Resposta: Porque para cada cultura a uma educação e um pensar suponho que é preciso repensar a própria noção que temos do saber, do conhecimento. O que vemos e aprendemos do mundo é sempre histórico, isto é, depende do tempo e do lugar, portanto, das tradições culturais, dos interesses de grupos, da nossa história de vida, das circunstâncias que nos permitiram ou não apreender, da nossa constituição genética, neurológica, fisiológica. Nesse sentido, nosso conhecimento está sempre em constante reorganização, sendo, portanto, inacabado.

  1. Cite o nome dos quatro principais tipos de educação que encontramos ao longo da História?

 Resposta: Educação nas comunidades primitiva, Educação grega,

Educação nas sociedades escravistas da antiguidade clássica, Educação na sociedade capitalista.

  1. Escolha um tipo e escreva suas características principais.

Nas sociedades primitivas, não havia diferenciação de classes sociais, pois as

forças produtivas não eram desenvolvidas e não havia produção de excedentes. Nelas, a educação possibilitava aos homens em sua coletividade o acesso ao saber acumulado socialmente, pois não havia restrições sociais que impedissem os membros coparticipes da comunidade humana de conhecer o que produziram sócios historicamente, embora ainda de forma muito rudimenta.

 

Atividade – Aula 02

  1. A expansão do capitalismo industrial provocaram alterações na Educação, ampliando o quadro de problemas investigados pela Sociologia da Educação no século XX. Quais são essas novas questões incorporadas? Ao longo dos séculos, as descobertas da ciência e da técnica impõem mudanças aos processos de aprendizagem, é também verdade que cada passo do desenvolvimento histórico impõe a necessidade de resolver o velho problema de como e quanto instruir quem é destinado não aos círculos do poder e sim à produção.

  1. Segundo Oliveira (2000) qual é o conceito sociológico da educação?

R: A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humana, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural ao individuo. Toda sociedade, portanto o utilizam os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos jovens os costumes do grupo.

  1. Ainda segundo este autor, a Sociologia da Educação visa três grandes princípios. Quais são eles?

RESPOSTA: transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem; socializar, ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo; desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com