TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA EAD/UENF DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

 

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

PEDAGOGIA EAD/UENF DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Avaliação a Distância 2 (AD2) – 2º Semestre de 2017

 

Nome: Edna Santos Oliveira            matrícula: 17111080056          Notas:

 CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA / UENF     Polo: Bom Jesus

1-Considerando o conteúdo das lições previstas para esta avaliação, elabore uma redação em um mínimo de 10 linhas e em um máximo de 20 linhas, onde sejam apresentados elementos importantes para uma educação crítica, como meio de realização do homem.

A educação é um ato de conhecimento e conscientização. E é a parti de uma educação libertadora e transformadora em que o homem assume um papel ativo no seu processo de alfabetização de forma critica. O envolvimento na educação das pessoas, que promovem a passagem da consciência a um estado mais avançado da conscientização pode situar-se em um âmbito libertador e transformador da realidade social. Nesse sentido a conscientização não parte apenas do educador na verdade, ele somente auxilia a organização dos conflitos emergidos durante o processo de aprendizagem, a educação implica em um processo ativo em que o sujeito é o homem. A partir do momento que ele percebe que não está a ‘margem de algo’ onde o centro seria a sociedade dominadora, e percebe-se como atualmente no mundo a sua volta. Além de começar a compreender que a falta de conhecimento é relativa, que a ignorância total não existe e que não há um saber absoluto, a partir de então se inicia um processo de mudança interior rumo à conscientização. Observando que dessa forma a educação não é adquirida somente em um ambiente escolar, e que o educador não é o único possuidor do saber.

As políticas afirmativas têm como o alvo grupos sociais específicos vitimas de discriminação e têm como objetivo corrigir e atenuar as diferenças, e promover mais equalização social. É uma medida reparatória da desigualdade que de outra forma não seria possível solucionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com