TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia na Pedagogia

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ana Claudia Aparecida de Souza RA: 3885773345

Andreia Lima Valverde Rizo RA: 3821680189

Fabiana Cristina Freitas RA: 5577149434

Nádia Aparecida Pedrosa RA: 4322811090

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “fundamentos sociológicos da educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Camila Andriotti.

Matão - SP

2013


Sumário

Introdução.................................................................................................................041 Sociologia da Educação..................................................................................................

1.1 Ensino, Cultura e Sociedade.............................................................................................

1.2 Imagens............................................................................................................................

Considerações Finais..............................................................................................

Referências Bibliográficas......................................................................................


Introdução

        O objetivo deste trabalho é destacar a importância da sociologia da educação na formação do educador, onde ambos dependem um do outro para conviver em uma sociedade.

        A sociologia na educação é uma interação na formação do ser humano onde questiona os problemas sociais, culturais, éticas e valores. Os educadores tem a função de mediador na educação como: interagindo, compreendendo, compartilhando, trocando informações com sabedoria e indicando o melhor caminho para sua vida.

.

1 Sociologia da Educação 

 

        A sociologia da educação compreende a educação como uma instituição social fundamental de transformação de valores na sua relação mais estreita com a educação.

        É uma disciplina rescente que estuda as relações sociais, as regras, estruturas, funções, ideias, valores e comportamento que são construidos coletivamente de dentro da vida em sociedade. Portanto, existe uma relação estreita entre a sociedade, estado, escola e educação. A educação é o principal alvo das sociologias, pois o ato de educar e a base conservação de uma ordem pré-estabelecida e potencialmente os panos de transformação.

        Então, uns dos grandes objetivos dessa disciplina é exatamente compreender esses processos e abrir as portas de uma possível transformação e melhoria da educação e da escola. Olhar a educação do ponto de vista socioloico e compreender que pedagogias sao uns reflexos das praticas sociais presente na sociedade.

1.1 Ensino, Cultura e Sociedade.

        O ensino nos dias de hoje para os professores e alunos não tem sido fácil, pois existe uma falta de dialogo entre ambos. Os professores não entendem ou não querem entender e às vezes se acomodam sem saber a reais dificuldades dos alunos.

        Os problemas enfrentados em sala de aula não se restringem ao professor, alunos, mas aos pais, sociedade e governantes. Educar requer trabalho e esforço, e isso são poucos os que fazem. Para ver mudanças na sociedade o educador precisa ser reconhecido profissionalmente (remuneração) e acima de tudo passar o seu conhecimento aos alunos para que eles garantam seu futuro em sociedade e na educação atribuindo a nova realidade, e sim com instrumentos para a nova tecnologia.

        A cultura de nossa sociedade está se acabando e estão renovando, recriando suas próprias diversidades (valores, costumes, religiões, idiomas etc).

        Portanto, o ensino, a cultura e a sociedade tem se modificado com o tempo, mas não podemos esquecer as nossas raízes e ensinar com amor, dedicação, responsabilidade e ter senso critico para conquistar seu espaço na sociedade.

Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?

[pic 2]

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (676.1 Kb)   docx (456.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com