TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia do Oprimidos - Questões respondidas

Por:   •  21/9/2015  •  Seminário  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior - ITES

MARIELDA FERNANDA DUARTE ROMANO

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – PAULO FREIRE

Questões sobre o livro

Taquaritinga

2015

 1 – Explique o porque Paulo Freire compara a libertação a um parto doloroso.

A analogia existente entre um parto doloroso e a libertação dos oprimidos na obra de Paulo Freire, é coerente se pensarmos que há uma nova vida, uma esperança e também um novo olhar na existência do ser que libertou-se. São mudanças que ao mesmo tempo o autor a qualifica de dolorosa, pois essas não podem ser puramente idealistas, têm que ser reais, mudar a situação concretamente. Essa real concepção de libertação e a superação dessa contradição entre opressores e oprimidos é como sair de um mundo fechado, uma alienação, reconhecendo que tudo isso é limitado mas pode ser restaurado. Parte dessa consciência a mudança para uma ação libertadora e a busca por essa emersão do mundo que os opressores constroem deve-se a uma profunda reflexão da práxis, da qual adota uma estranheza por parte de quem a faz. Essa reflexão é, por muitas vezes, contrária aos ensinamentos que nos circundam desde a infância, como se uma ideia nutrida apenas por pensamentos opressores seja a verdade absoluta de um sistema moral, educacional, econômico e político de gerações passadas, atuais e sucessoras.

Isso ocorre também na esfera do opressor que, segundo Paulo Freire, deve-se solidarizar-se em uma verdade para que a libertação do outro seja concebida. Está na percepção do opressor na descoberta de sua opressão, no reconhecimento do mesmo e colocar-se no lugar do oprimido, fazendo assim com que se criem condições de mudanças para uma restauração social.

2 – Trabalhe com a seguinte afirmação:

“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.”

Para que a libertação aconteça entre os oprimidos deve haver uma conscientização das massas que sofrem coercitividade dos opressores. Não cabe ao ser que está oprimido sair dessa condição e oprimir ao outro do mesmo modo que viveu, isso seria uma troca de posições e não a eliminação do problema. Um modo de chegar a essa liberdade seria o diálogo entre aqueles que sofrem por isso e instruí-los a uma reflexão da práxis, para que esses pensamentos não sejam apenas um ativismo e sim uma ação, onde que sozinhos eles não se libertam pois, sozinho não há diálogo e nem tampouco um estímulo para refletir. Dar voz ativa para os oprimidos, tirando-os da alienação opressora que coisificam essas pessoas e fazê-los pensar na sua existência como homem, como um ser crítico criador de seus próprios pensamentos e atitudes.

“Os homens se libertam em comunhão” a partir dessa reflexão, se realmente houver uma profundidade e compreensão da realidade destrutiva da qual é imposta pelos opressores, há uma condução à prática, ao engajamento.

Pode-se concluir, então, que Paulo Freire nos mostra nessa frase o quanto o diálogo entre as massas constroem-se reflexões, das quais os levam a uma luta por direitos, criando assim uma dependência entre os fatos, um apoio mútuo.

3 – Como a educação é vista na concepção bancária? E qual a contradição entre educador-educando?

O termo que se mostra em Pedagogia do Oprimido como concepção bancária na educação faz analogia ao termo financeiro como se conhecimentos fossem depositados aos alunos. A preocupação que há nessa prática está em alienar os alunos para que nunca tenham um senso crítico, onde o conhecimento do professor, detentor do saber absoluto, é transmitido sem contestações nem por ele e nem pelo alunos, algo herdado de uma sociedade pré-fabricada por uma elite pensante e dominadora. Esses conhecimentos são retalhos da realidade, desconectados de uma visão ampla, muitas vezes longe da realidade de quem as recebe e das quais são narradas pelo educador e arquivadas pelos educandos. Esse princípio de educação alimenta ainda mais a soberania dos opressores, cultivando mais uma geração de cidadãos ingênuos à sua condição, à reflexão da práxis e ao engajamento dos oprimidos.

Esse conceito de negar um diálogo entre o educador e o educando conserva o domínio e autoritarismo do saber.

 

4 – Trabalhe com a seguinte frase:

“ Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Em contraponto com a concepção bancária nas esferas educacionais, a educação problematizadora defende o diálogo entre o educador e o educando, quebrando assim a autoritarismo. A atuação do professor está como um mediador de reflexões em sala de aula, podendo também aprender com os seus alunos, assim somando as subjetividades para uma concepção de um ideal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com