TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia do oprimido

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Freire foi um homem comprometido com idéias e existência, no seu livro pedagogia do oprimido ele nos faz relatos de seus anos de exílio e uma conscientização de uma educação libertadora no objetivo de a libertação do medo da liberdade. Para Freire nossa sociedade esta dividida em classes onde a educação é um bem necessário para se tornar mais, e ela é tirada de alguns. Segundo ele existem dois tipos de pedagogia, a dos opressores onde ela é uma dominação e a pedagogia do oprimido que deve ser realizada para que haja uma educação com praticas de liberdade.

A procura pela liberdade deve surgir dos oprimidos e assim ocorrerá uma pedagogia gerada nos homens e não para eles. O oprimido não deve só compreender a situação em qual se encontra e sim transformá-la a fim de conscientizar e politizar.

Os opressores são seres violentos e tal violência faz com que os oprimidos tentem lutar contra eles. Essa luta só faz sentido se o oprimido na tentativa de adquirir sua humanização não vire um opressor e um humano violento. A liberdade só é adquirida quando ocorrer humanização nos papéis de ser menos ou mais.

O livro apresenta um texto problematizador que constrói a educação do homem; ela é baseada em generosidade e humanismo que tem o objetivo da liberdade.

A educação bancaria consiste no educador que como o sujeito da educação e os educados bancos a serem preenchidos, memorizando os ensinos. O educador é sempre quem sabe e o educando quem não sabe, esse processo rígido nega a educação como busca, onde o educando vira um mero receptor. Na educação libertadora o ensino parte tanto do educador quanto do educando, em um compartilhamento de experiência a fim de formar humanos críticos.

É como homem que os oprimidos devem lutar e não “coisas”, a luta deve ser em sentido de humanização de todos, do pensar e não da entrega do saber. A educação como produtora da liberdade deve negar o homem abstrato e uma realidade ausente. 

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 58ª Ed. Rio de Janeiro/ São Paulo. Paz e Terra, 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com