TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA - PROJETO

Por:   •  19/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

POSTAGEM EXAME

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE NOS ANOS INICIAIS

MAITÊ GALLUZZI SANSIVIERI

RANGEL - PP

2019

SUMÁRIO 1. Tema 2. Justificativa e embasamento teórico 3. Público alvo 4. Objetivos 5. Percurso Percorrido 6. Recursos / Cronograma 7. Avaliação / Produto Final 8. Referências Bibliográficas

1. TEMA. O tema surgiu ao analisar a necessidade de falar sobre higiene e saúde das crianças. Existe uma grande dificuldade das famílias em passar para seus filhos, a importância de cuidar do seu corpo e ter bons hábitos de higiene e saúde. Devemos contribuir e incentivar para a promoção da saúde de uma forma atraente, ensinando de maneira lúdica e educativa. A falta de conhecimento de procedimentos simples e rotineiros de higiene gera um certo descaso dos pais. Sabemos que a criança aprende ter esses hábitos em casa, mas devido ao fato de passarem a maior parte do tempo em instituições de educação temos o compromisso de acompanha-los no desenvolvimento nessa área especifica, fortalecendo e incentivando sua importância de maneira prazerosa, gerando interesse e obtendo resultados significativos, onde a criança levará para casa o que aprendeu dentro da escola.

2. JUSTIFICATIVA E EMBASSAMENTO TEÓRICO

Sabemos que nos dias de hoje, muitas crianças deixam de frequentar o ambiente escolar por conta de doenças geradas pela falta de higiene e maus hábitos, então diante desse problema o professor junto com o gestor escolar obtidos interesse em trabalhar este projeto dentro da escola, onde podemos mudar a realidade no Brasil e no ambiente familiar de cada criança. Muitas delas morrem por não terem contato com a água em boa qualidade, essa realidade é muito difícil de mudar dentro das periferias, mas podemos mudar alguns hábitos recorrentes prevenindo doenças e preservando a saúde da criança.

Observamos a citação nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010, p:31), onde a saúde e o bem-estar das crianças é uma meta para educadores em parceria com a família e profissionais de saúde. Então se faz obrigatório um trabalho contínuo e em conjunto para obtermos melhores resultados e entendimentos da parte de cada criança.

Essa experiência que iremos trabalhar deixará um exemplo a todas as crianças para serem levada para dentro de suas casas e em sua vida, passando de geração a geração, tornando o trabalho gratificante para todos envolvidos.

3. PÚBLICO ALVO.

Educação Infantil – Crianças entre 4 a 5 anos. Onde nessa fase as crianças já conseguem conciliar o ato de entender o certo e o errado, facilitando a necessidade do cuidar da sua saúde, dentes e corpo. Pois sem esse conhecimento, básico, não há ter como boa qualidade de vida e ensinando aos familiares todos o aprendizado exercido dentro do ambiente escolar, referente ao projeto.

4. OBJETIVOS

• Analisar junto à coordenação da escolar a importância do ensinar a necessidade em cuidar do corpo e da nossa saúde de um modo geral e de maneira agradável. Sensibilizando os pais a importância de incentivar aos seu filhos a terem compromisso com as práticas ensinadas no projeto e que isso deve ser levado por toda a vida. Com objetivo específico de demonstrar paras crianças como adquirir bons hábitos de higiene e identificar doenças que podem ser causadas em decorrer da falta de higiene.

• Discutir em grupo quais as formas de se evitar doenças melhorando as condições seja em casa e na escola.

• Enfatizar os hábitos diários de higiene como tomar banho, lavar os cabelos, escovar os dentes, cortar as unhas.

• A importância da Alimentação saudável.

• Importância de fazer uma atividade física.

5. PERCURSO METODOLÓGICO

Iniciaremos esse projeto com noções de cuidados básicos com o corpo. A higiene diária será o foco.

• Explicar para as crianças como lavar as mãos de maneiras corretas as levando para um teatro. Onde iremos mostrar como eles estão presente

por todas as partes. Momento de leitura, com o livro UMA MÃO LAVA A OUTRA do autor MAX LUCADO.

• Será mostrado o cuidado na hora de lavar os cabelos, explicando como não pegar piolho.

• A necessidade em tomar banho todos os dias e de trocar as roupas com a demonstração de um vídeo com a música BANHO É BOM - da sério O CASTELO RA TIM BUM.

• Saúde bucal - iremos pegar nossa necessárie contendo a escova de dente, para que todos escovem os dentes obedecendo cada etapa, com o objetivo de mostrar a importância de escovar, evitando o mal cheiro e a cárie. Será feito a leitura do Livro VOCÊ ESCOVOU OS DENTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com