TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia em Ambiente Não Escolares

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

Pedagogia em ambientes não escolares.

A educação é um fenômeno social sendo uma atividade humana necessária a existência e funcionamento. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos individuos auxilia no desenvolvimento de suas capacidades para prepara-los a participação ativa.

A prática da educação está vinculada a prática social global: Familia, escola pois e o trabalho igreja etc… Nisso traz vários aspectos exemplo: sociais, econômico, e principalmente psicológicos. 

O papel do professor é ensinar estimular a aluna prática educativa caracteriza como não intencional direto a cada individuo. A educação pode ser formal ou não formal.

Formal e a que acontece na escola, o papel principal da educação e determinação pela sociedade atráves da política, cultura e pela ideologia.

A pedagogia e estudada a educação com intuito nesse casos trazem formas ideologias focando mais na teoria do que na prática.

Foi ao longo desse processo que a pedagogia tornou-se melhor todos os aspectos aos espaços escolares, quando no campo social.A prática e a tuação do pedagogo nos abrigos é nessessária pois contribui e favorece para o desenvolvimento social do idoso levanta a alto estima, que fica significa ter alguem pra falar e ouvir dar atenção desejada para o idoso, assim ficando menos ansioso segundo (Silva representante da equipe gestora do abrigo). Ele se sente mais amado traz uma sensação de felicidade

Segundo CRUZ afirma que sobre a nessesidade deste trabalho de forma muito significante.

  […] o pedagogo ele é um agente de transformação e resposável na construção crítica do cidadão, e ele tem facilidade de atuar em múltiplos espaços, indepedente de gênero, idade, sendo assim o curso e uma oportunidade aonde temos um contato direto nesses espaços não formais, como o abrigo possibilidade o trabalho pedagógico.(CRUZ, graduando do curso de Pedagogia).

Já que o curso de pedagogia é um leque pra outros anbientes de trabalho,dentro desses espaços, podemos trabalhar com oficinas de artes musicalização dança contação de histórias desenvolvimentos de jogos desenvolver um trabalhos mais humanizado para que os idosos possa viver envelhecer de forma saúdavel por que eles sofrem por serem excluso da própia familia e sociedade e uma questão de abondono e rejeição o pedagogo vem pra suprir esta falta essa carência por meio de atividades e pratica educativa percebendo as necesidades das rotinas diárias do idoso.

A maior importância da educação não-formal está na possibilidade de criação de novos conhecimentos, ou seja, a criatividade humana passa pela educação não-formal. O agir cotidianos, baseia-se em convicções práticas,muitas delas advindas da moral, eleboradas a partir das experiências anteriores, segundo GOHN (2005).

Podemos analisar que a educação não formal tem uma grande importância, principalmente com os idosos, pois estes muitas vezes se encontram em asilos esquecidos por familiares e amigos, são obrigados a viverem com pessoas com quem não possuem nenhum laço afetivo, sendo visto pela sociedade como uma peça que não se encaixa ou seja, não serve para nada. A educação nesses espaços vem para mostrar que esses senhores e senhoras são capazes de aprenderem, de sentirem felizes novamente, com atividades lúdicas prazerosas como dança, pintura, jogos que estimulam o raciocínio lógico entre outros para o desenvolvimento da coordenação motora. Os pedagogos trabalham ainda para o desenvolvimento social, propor a eles atividades em equipe faz com que eles possam compreender a importância do outro e que a habilidade de cada um é indispensável para que haja êxito no que foi proposto a fazer.

O legal de trabalhar com idosos é o ânimo que eles demonstram ao saber que alguém se propôs a dedicar seu tempo para trazer qualidade de vida, e conhecimentos, pois sabemos que somos seres inacabados, estamos sempre em evolução pois a cada momento surge algo novo e precisamos nos manter atualizados, isso faz com que se sintam importantes e capazes, o que na maioria das vezes quando se chegamos a um asilo podemos notar a falta de fé em si mesmo, que são um fardo para a família e sociedade. A sociedade por sua vez também contribui para essa exclusão, não compreendendo as novas necessidades desses idosos. O que poderíamos fazer é nos espelhar em alguns países onde os idosos são símbolos da sabedoria, onde o respeito deve ser de um nível maior com os anciões. Criar projetos integradores levando um grupo de idosos em escolas e creches para contribuir com histórias de São José dos Campos ou de onde vieram, sobre a industrialização e todas as mudanças que ocorreram até agora, e os alunos preparem algo para os idosos, ou troca de informação e unir gerações diferentes em favor do conhecimento e da socialização. Assim eles poderiam se sentirem parte ativa da sociedade pois são úteis, e para nós pedagogos o que queremos dessa sociedade é mais humanização e isso só ocorre através da socialização, sair da minha área de conforto partindo ao encontro do outro, trazer boa qualidade de vida, principalmente as pessoas que tiveram grande participação na história e agora se encontram esquecidos, para que a memória seja eterna é necessário ser com partilhada.      

Ao longo da vida o indivíduo adquire conhecimentos por suas próprias experoências, podendo ser no ambiente familiar, educacional formal e não formal.A educação não formal acontece fora de uma salade aula convencional, em outros espaços da sociedade, uma educação voluntária, ela é pensada descentralizada de todos os envolvidos, além da preucupação com a mudança social. Segundo algum registros, eles indicam mudanças significativas na forma de agir e interagir de crianças e adolecentes.

Alguns exemplos de educação não atividades extraclasse que leva os alunos a visitarem outros espaços como associação de bairros, espaços interativos em igrejas, sindicatos, espaços culturais até mesmo na própria escola as ONG`s e outros movimentos. Ultilizar este método de ensino é estimular os estudantes a aprender e a expressar os conhecimentos adiquiridos através de uma nova linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com