TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pedagogia em ambientes não-escolares.

Por:   •  29/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da Palestra a Atuação do Pedagogo em Espaços não Escolares

Esta palestra ocorreu na biblioteca da faculdade Devry Faci na data de 24/08/2016, e foi ministrada pelo senhor Sérgio Rodrigues Borges (professor, assessor para infância e juventude), que dialogou com os alunos da faculdade sobre o papel do profissional pedagogo em espaços não escolares. Citou as unidades onde ocorrem as medidas socioeducativas e onde o pedagogo tem a função de direcionar o adolescente infrator com programas educacionais com o objetivo de alcançar os jovens em situação de risco. Além disso, é feito atendimento com os familiares que são peças fundamentais na transformação desse adolescente.

O senhor Sérgio Borges citou a pedagogia carcerária, que envolve os jovens em medidas socioeducativas. Falou sobre a faixa etária infantil que, perante a lei, se estende até os 12 anos e de adolescente até aos 18. No caso dos adolescentes, dizemos que se este comete um ato infracional cumpre a sua penalização nas unidades de medidas socioeducativas onde uma equipe de apoio entre eles, pedagogos, assistentes sociais, advogados, etc., tentarão inseri-los novamente a sociedade. Nessas unidades, o adolescente tem que cumpri, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, até 3 anos de medidas.

No diálogo, o professor mostrou situações onde os moradores de rua, precisam de atendimento profissional capacitado. Citando o Plano Individual de Atendimento - PIA Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Atendimentos aos Moradores de Rua o “Centro POP” da Prefeitura Municipal de Belém, onde tem algumas formas de trabalhar com moradores de rua) e a Fundação Papa João XXIII – FUNPAPA. Estes órgãos, entre outros, são de extrema ajuda para o desenvolvimento e sucesso de alguns programas educacionais e assistenciais.

A responsabilidade da criação de uma estrutura de proteção à criança e ao adolescente é tarefa de toda a sociedade. O fortalecimento da rede de proteção começa com o apoio às famílias, ao núcleo familiar e sua rede de apoio aliado às instituições de proteção. O compromisso que se inicia no seio familiar deve também ser abraçado por todos. Compromisso prioritário da sociedade e do estado.

Ao final, sorteou alguns livros sobre o ECA ATUALIZADO 2016 que mostra como esse trabalho de acolhimento e educação podem estabelecer uma corrente valiosa para as crianças, adolescentes e futuras gerações.

Aluno: Fernando Costa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com