TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e conhecimento

Por:   •  26/11/2016  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Centro de Ciências Humanas – CCH

Departamento de Métodos e Técnicas de Pesquisas

Disciplina Pesquisa como Princípio Educativo

Professora Doutora Cláudia Dias

Tayne Nunes dos Santos

PESQUISA E CONHECIMENTO: CONSTRUINDO OS “SABERES”

Montes Claros – MG

Novembro de 2016

Tayne Nunes dos Santos

PESQUISA E CONHECIMENTO: CONSTRUINDO OS “SABERES”

Resenha apresentada para a disciplina Pesquisa como Princípio Educativo, no curso de Pós Graduação Latu Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Prof. Cláudia Dias

Montes Claros – MG

Novembro de 2016

RESENHA

Tayne Nunes dos Santos[1]

PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. Pesquisa e conhecimento: construindo os “saberes”. Dialogos. Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, 2006, p. 15-27.

         O artigo intitulado “Pesquisa e Conhecimento: construindo os ‘saberes’”, de Vera Lúcia Salazar Pessoa publicado na Revista Diálogos traz de forma didática o tema pesquisa cientifica como forma de obtenção de conhecimento.

          Segundo a autora o conhecimento é algo inerente ao ser humano. A racionalidade humana traz consigo a curiosidade e a vontade de descobrir coisas novas. Conforme diz, o conhecimento pode ser adquirido por meio da observação, das crenças, dos romances, dos filósofos e da autoridade. Contudo, essas formas de conhecimento baseadas na observação causal dos fatos não podem ser consideradas científicas. Já que são tidas como senso comum e despidas da metodologia adequada para a ciência.

          A pesquisa para que seja considerada científica deverá se submeter a alguns métodos e técnicas. Tais como, estabelecer o tema, problema, justificativa, objetivos, ter fundamentação teórica e obedecer a um cronograma. Para a autora, o pesquisador que domina o conteúdo, as técnicas e métodos de pesquisa, deverá divulgar os resultados encontrados e, consequentemente, possibilitará a transformação da sociedade.

         Garcia (2003, p. 21, apud PESSÔA 2006, P.201) faz uma reflexão acerca da responsabilidade social do pesquisador. Ao desenvolver um trabalho científico o pesquisador não deve estar preocupado tão somente com o aspecto financeiro, o prestígio, ou as avaliações, mas sim com a contribuição que realizará para o meio acadêmico, bem como para a sociedade de um modo geral.

          Salienta PESSÔA (2006) que para o desenvolvimento de uma pesquisa deve somar perspectivas interdisciplinares, multidisciplinares e interinstitucionais. Desenvolver uma pesquisa que consiga integrar conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento, ainda que aparentemente distintos, é capaz de possibilitar a construção de um conhecimento global, rompendo os limites das disciplinas[2]. A presença da interdisciplinaridade se tornou mais evidente com a Lei 9.394/56 (Lei de Diretrizes e Bases).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com