TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisando Sobre Escola

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

Ambientes de aprendizagem 3 º quinzena


Prezado(a) aluno(a), seja muito bem vindo(a) a nossa terceira orientação de estudos.

Nesta terceira quinzena do componente Ambientes de Aprendizagem daremos prosseguimento ao tema do Capítulo 2, “Ampliação do conceito de sala de aula e suas implicações na prática pedagógica”, e estudaremos os seguintes tópicos:

 

2.1 A escola e a transformação da sala de aula em um ambiente prazeroso de ensino e aprendizagem.

2.2 Aprender e ensinar: um desafio constante.

2.3 As inteligências múltiplas.

 

Em nossos estudos iniciais, refletimos sobre questões elementares acerca dos ambientes de aprendizagem. Nesse momento, iremos prosseguir com esse estudo, percebendo que a sala de aula passou a ser compreendida como um espaço pedagógico de ensino e de aprendizagem atento às necessidades do aluno e da escola, de forma contextualizada e coerente com as necessidades da sociedade atual. O objetivo é o desenvolvimento do aluno nas suas várias dimensões, em consonância com as necessidades da sociedade e da cultura.

                                           

Ao realizar seus estudos, é importante que atente-se para os seguintes passos:

 

a)    Leia o Capítulo 2: Ampliação do conceito de sala de aula e suas implicações na prática pedagógica. Em seguida, destaque as ideias principais. A partir da leitura do texto indicado, você estará se preparando para acompanhar as aulas sobre o conteúdo abordado, familiarizando-se com os termos, conceitos, fundamentos e, desta forma, ter melhores condições de compreender esse conteúdo, participando de forma mais ativa.

 

b)   Na sua sala de aula virtual, assista à videoaula denominada “Ampliação do conceito de sala de aula e suas implicações na prática pedagógica.”, referente ao capítulo 2.

 

c)    Realize as Atividades de Aprendizagem e, saiba que elas são importantes para o seu processo de aprendizagem.

 

d)   Realize as Atividades de Avaliação Continuada – Questões fechadas e abertas. Leia com atenção os enunciados e lembre-se que todas as atividades no AVA são pontuadas.

 

e)    O trabalho em grupo (TG) ocorrerá uma vez na etapa e acontecerá entre a 3ª e a 4ª quinzenas  de estudos.

 

Atenção quanto aos critérios de avaliação do TG:

- O trabalho em grupo se desenvolve em duas quinzenas. Na 3ª quinzena do AVA a ênfase está nas discussões e mediações que devem ocorrer entre aluno-aluno e grupo-professor-tutor. Assim, um critério é o da participação (50% da pontuação).

 

- Na 4ª quinzena do AVA a ênfase está na construção colaborativa do conhecimento, iniciada na quinzena anterior, e realização da atividade. Assim, o outro critério é o conteúdo/conhecimento contido na produção final do grupo (50% da pontuação).

 

Não deixe de realizar nenhuma das atividades indicadas aqui nesta orientação de estudos, pois é justamente o conjunto delas que possibilitará a você, a construção de um conhecimento significativo, imprescindível para a sua formação acadêmica.

 

Qualquer dúvida entre em contato, via central de mensagens, com o seu  professor tutor no AVA.

 

                                                                                                                                      

Bons estudos!

                                                                                                                                                                                                                 Professora Fátima Garcia Chaves

Questões:

Estudos realizados apontam as mudanças que estão ocorrendo na sociedade. Essas mudanças refletem diretamente na escola e na relação professor-aluno-conhecimento.

Assinale a resposta, a seguir, que responda CORRETAMENTE ao que é cobrado do professor do “novo milênio”:

a  -  (    )  Formação técnica, exclusivamente para sua reciclagem, de forma que possa utilizar as novas tecnologias como recursos para transmitir conhecimentos aos alunos.

b  -  (    )  Conhecimento da psicologia e da ecologia cognitivas de seu tempo (em outras palavras: saber como o aluno aprende), para poder criar estratégias de aprendizagem nos mais diferentes ambientes de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (761 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com