TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget e desenvolvimento da criança

Por:   •  21/8/2017  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

No pensamento de Piaget o processo de conhecer é um processo construtivo, que não está pronto no sujeito e nem pela ação do meio. Segundo ele o conhecimento é o resultado de uma elaboração, construção pessoal do indivíduo, ou seja, é um processo interno do pensamento, este conhecimento se desenvolve desde os conhecimentos do recém-nascido até o pensamento formal do adolescente. Desta forma a posição interacionista do desenvolvimento humano, na teoria piagetiana, considera que todos os fenômenos vitais, biológicos, sociológicos e psicológicos se originam da continua interação entre o organismo e o meio, nos quais exercem influência entre si. Assim o conhecimento surge da interação continua entre sujeito e objeto, interação que se dá entre esquemas de assimilação e propriedades ou qualidades do objeto de conhecimento.

Ainda sobre a construção do conhecimento, a teoria de Piaget é também conhecida como construtivismo, que segundo Becker (1993, p.89) construtivismo significa ideia de que nada, a rigor está pronto, acabado, e de que especificamente não é dada, nenhuma instância, como algo terminado.

Ela se constitui pela a interação do indivíduo com o meio físico e social. Com o simbolismo humano e com o mundo das relações. Outra questão importante no estudo de Piaget é como se dá os estágios de desenvolvimento e construção das estruturas intelectuais. No qual ele define quatro estágios do processo de desenvolvimento cognitivo: 1. O sensório motor, desenvolvimento que se inicia as bases do alicerce biológico com o qual a criança conta ao vir para o mundo: os reflexos, os órgãos do sentido, a capacidade motora. 2. Pré- operatório período correspondente a faixa etária de 2 a 7 anos, caracterizada pela a conquista da linguagem oral e da capacidade representativa, no qual a criança forma os primeiros esquemas simbólicos. 3. Operatório concreto, período das operações concretas de 7 a 12 anos representa em geral, os primeiros anos escolares, marcado por grandes aquisições intelectuais. 4. Operatório formal. Nesta fase, a conquista do pensamento operatório formal fará com que as operações mentais se libertem da limitação representada pela a necessidade da evidencia concreta, nesta fase o sujeito é capaz de refletir sobre situações hipotéticas de maneira lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com