TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Estagio em Diferentes Contextos (catequese)

Por:   •  5/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PLANO DE AULA/AÇÃO

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Enedina Cordeiro da Cruz

RU: 1267826

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Polo: Pap Tijucas do Sul

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local: Capela São Pedro

Disciplina: Catequese/ ensino á religião católica

Ano/série ou idade: 3° Ano/8 anos

  1. CONTEÚDO DA AULA ou PROJETO DE ENSINO

Os dez mandamentos da Igreja.

  1. OBJETIVOS

Apresentar ao aluno os dez mandamentos.

Informar, que Deus, os deu para vivermos melhor.

Explicar sobre a importancia de cada mandamento.

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

O Catecismo da Igreja Católica afirma que: os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida. Assim, os dez mandamentos são normas que visam a vivência da liberdade dos filhos de Deus, “indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado” (n. 2057).

Servem para nos ensinar “a verdadeira humanidade do homem”, além disso, “iluminam os deveres essenciais e, portanto, indiretamente, os direitos humanos fundamentais, inerentes à natureza da pessoa humana” (Catecismo, n. 2070) 

Os Dez Mandamentos ensinam sobre Deus, sobre sermos honestos, honrarmos os pais, santificarmos o Dia do Senhor e sermos bons vizinhos. Essas regras são tão importantes hoje quanto eram há milênios. Quando guardamos os mandamentos de Deus, aprendemos a amar e respeitar a Deus e a ser bondosos e amorosos com as pessoas a nossa volta.

        Os 10 mandamentos trazem um manual de boa conduta dado por Deus a você e eu, e a toda a humanidade. Portanto, sejamos obedientes e peçamos a graça do Senhor para seguirmos esse itinerário de santidade que nos conduz à salvação. Que a meditação dessas verdades nos ajude colocar Deus novamente no centro de nossas vidas. ’’ Demora uma vida interirapara construir um bom nome e apenas a metade de um dia para perde-lo’’( Kevin DeYoung)

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO (introdução, desenvolvimento e encerramento, em formato texto detalhado).

        Os Mandamentos devem ser apresentados para as crianças de uma forma leve, sem a obrigação de decorá-los, elas podem captar as informações e podem seguir as leis de Deus desde pequenos até que atinjam a idade em que possam entender melhor e definitivamente vivê-los.

        Iniciaremos a aula, com a turma em pé fazendo uma oração (Pai Nosso e Ave Maria) em seguida sentada, começamos a conversar sobre regras que temos em casa e no dia a dia, explicar a eles que Deus também escreveu regras em suas “tabuas” para que possamos viver em harmonia na sociedade, perguntar aos alunos cé já ouviu falar dessas regras, deixar que comentem, logo após explicar que essas regras são chamadas de: Os dez mandamentos, os quais deveram seguir.

        Daremos continuidade à aula escrevendo os dez mandamentos em um quadro branco, para que os alunos copiem em seus cadernos, em seguida com a auxilio de uma televisão passaremos o video (Os dez mandamentos-musica infantil), enquanto comentamos sobre o mesmo, será passado uma folha com a atividade 1 (anexada a esse trabalho), na mesma possui um caça-Palavras com palavinhas que nos fazem lembrar dos 10 mandamentos. Ao final da aula cada aluno ganhará uma segunda folha esta para levar para casa, como atividade a ser realizada em familia, a atividade 2 (anexada) consiste em uma jogo da memoria, aonde alunos e responsaveis irão pintar e recortar as figuras, dando acabamento ao jogo. Assim estimulando mais as crianças e aproximando os pais e ou responsaveis ao aprendizado da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (513.3 Kb)   docx (380 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com