TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio de Pedagogia Unopar

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;        4

2.1.1.1        CURRÍCULO ESCOLAR;        5

2.1.1.1.1        PRÁTICAS PEDAGÓGICAS- GESTÃO DE SALA DE AULA;        6

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente são muitos os percalços de ser professor, além das dificuldades históricas que rodeiam essa profissão, o professor ainda é muito desvalorizada e isso certamente desmotiva muitas pessoas a realizarem os cursos de licenciaturas e assim se tornarem professores. Este estudo tem o intuito de mostrar um pouco do que faz parte da formação de um professor, desde a história que rege mitos aspectos até os tipos de currículos. Um dos pontos a serem apresentados a seguir é a avaliação, a avaliação segue sendo a forma mais aberta de compreender o desempenho dos alunos e como eles veem o conhecimento que está sendo passado a eles, por isso é importante o professor mergulhar cada vez mais em seu aprimoramento para que possa oferecer aulas mais completas e que agreguem ao aprendizado de seus alunos.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;

A avaliação é uma parte de extrema importância no ambiente escolar, pois se trata de uma ferramenta que o professor utiliza para entender melhor o aluno e como ele absorve o conteúdo que é passado a ele, por isso esse processo deve ser desenvolvido com muito cuidado. Existem dois tipos de avaliações desenvolvidas, uma delas é classificatória que como o próprio nome diz pretende classificar os alunos, e o principal instrumento desta avaliação são provas, que acabam não tendo eficácia nenhuma na verdade, pois é algo momentâneo e muitos fatores podem levar um aluno a se sair mal em uma prova, por isso esse tipo de avaliação não é de fato algo ideal, pois as pessoas tem momentos e ritmos diferentes no aprendizado e algo como uma prova causa tensão e nervosismo que sabemos não ajudar muito. Já por outro lado temos a avaliação formativa que se preocupa com a construção do aprendizado do aluno, essa avaliação tem como principais instrumentos a observação onde ao final do semestre o professor procura juntar tudo que foi realizado com os alunos e entende se o aluno tem condições de avançar ou não. Para verificar as decisões tomadas com base nos dados da pesquisa, muitas são as vantagens na verificação dos resultados. A eficiência da avaliação de políticas públicas se alia à relação entre o esforço de implementação da avaliação e os resultados alcançados. Quando a avaliação é útil e oportuna, e realizada em tempo hábil, ela é considerada eficaz, se forem utilizados métodos adequados, ela deve ser operada de acordo com padrões justos e adequados, o que é ético.

2.1.1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO;

             A importância de estudar a história da educação fundamenta-se na crítica ao sistema de ensino do qual participamos, e a melhor forma de fazer isso é estudar o processo educacional das múltiplas manifestações ao longo da história para perceber isso. Diferentes sociedades veem esse processo de maneiras diferentes e como a educação as atende, apesar de estar ciente de sua finalidade, mas a prática educacional pode ser mais coerente e eficaz. A história serve para nos mostrar m caminho que não deve ser percorrido novamente, pois a história da educação no Brasil é extremamente triste e graças a pessoas que foram incansáveis que hoje o professor tem o mínimo e a educação é prioridade, um dos maiores desafio ainda é a modernização nas escolas, pois se um professor da aula há 15 anos de uma maneira e vem alguém e diz “olha só, agora o modelo educacional é outro, precisamos nos adaptar”, é muito assustador, e isso fica muito claro conversando com qualquer professor mais experiente, esses professores precisam ter a orientação correta para que se saiam tão bem quanto os professores recém formados. A história deve servir de exemplo para que nada seja repetido, olhando um pouco para o passado percebe-se que as coisas são diferentes pelo simples fato de que há algum tempo atrás as crianças nem eram consideradas crianças, elas não tinham infância eram apenas mini adultos e seus direitos eram zero, isso já é a grande diferença para o estado atual da educação, onde o aluno possui o direito de aprender em seu tempo.

                                 

  1. CURRÍCULO ESCOLAR;

O currículo além de ser algo que normatiza as aulas, também tem um passado histórico, onde se desenvolveu ao longo do tempo até chegar ao que é hoje. O currículo tradicional apresentava um modelo que busca um padrão, onde todos os alunos sentavam e ouviam o professor falar e apenas repetiam, não havia interação e nem construção de nada, o professor era poder absoluto. Já as teorias críticas vieram para quebrar o sistema tradicional e baseada em grandes filósofos e sociólogos e passou ater um olhar mais social e preocupado com o sistema educacional decadente, essa teoria possui um fundo filosófico baseado em ideias mais sociais, em que a escola deve preparar mais as crianças para o meio social e assim suas desigualdades. Existe também as teorias pós críticas que surgiram ali por meados dos anos 1970 e 1980 e veio para lembra que antes de tudo o que as outras teorias curriculares faziam alusão e enfim foi criado algo que tem como prioridade  pessoa, o sujeito em si, e apesar não parecer nada de mais esse tipo de currículo é justamente o que o professor procura hoje, pois se pararmos para ler a BNCC, por exemplo que é um dos documentos normativos educacionais atualmente vamos ver muito sobre cultura, e na verdade a escola tem que ser sobre isso, criar situações para que o aluno possa desenvolver suas habilidades por inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com