TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Estágio Gestão Final

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

                          MARIA VANDERLINA DA COSTA BRITO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

                                                   Bom Jesus da Lapa

2016

                                Maria Vanderlina da Costa Brito

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Talissa Elaine Nunes

Tutor de sala: Solange Balisa Costa

Bom Jesus da Lapa-Ba

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O relato do projeto no ensino fundamental I, foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima,em uma turma com crianças de nove a dez anos de idade. Este tema está relacionado as ações que envolvam o Maio Ambiente e Aedes Aegypti. O tema tem uma finalidade para que cada aluno,possa a compreender há importãncia do meio ambiente na nossa vida. Então nada é mais justo do que estudá-lo e aprender como cuidar dele, ajudando a preservá-lo e respeitando o seu espaço. Para que cada criança possa contribuir e compreender a sustentabilidade e como ela funciona para que possamos obter uma sociedade com mais saúde em nossas vidas. E foi através desse projeto na escola, que vimos o desenvolvimento intelectual de cada criança nas atividades do estagio. Os pontos principais desse tema é trabalhar com as crianças a importãncia de  cada  uma pessoa cuidar de sua saúde e de sua familia.Para que cada um possa refletir um pouco mais sobre o lixo, que pode ajuntar água e criar a larva do musquito em nossa casa.Entâo pretendemos portanto buscar compreender,analisar e refletir a educaçâo brasileira,considerando esta análise pela retrospectiva historia da construçâo de conhecimento dos alunos.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

  Escola Municipal nossa Senhora de Fátima,esta localizada centro na agrovila 16,municipio de Carinhanha CEP :46445000.Esta instituição è mantida pela prefeitura de Carinhanha,onde foi realizado este estàgio. A importãncia desse estàgio na formaçâo do professor é contribuir para uma pratica pedagogica com mais conhecimentos diante de uma realidade. Elaborados com base nas ideias dos alunos para um instrumentos didáticos que apoiem na educação de cada cidadâo.

        

1.1CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A  Escola Municipal nossa Senhora de Fátima,esta localizada centro na agrovila 16, municipio de Carinhanha CEP :46445000. Esta instituição è mantida pela prefeitura de Carinhanha,onde foi realizado este estàgio. Na Escola Municipal Nossa Senhora de Fàtima, situada na rua s/n-centro ela foi contruida na data de 16/02/1986. Se trata de uma intuição pùblica que atende uma demanda de 580 alunos que està dividido entre trés turma no nivel de educaçâo infantil,ensino fundamental I II e a EJA. A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07:30 as 22:h.Os alunos do vespertino 70 % moram nas zona rural e dependem de transporte escolar oferecido pela prefeitura de Carinhanha.

A escola possui um pavimento, tendo dez salas de aula, cozinha, biblioteca, sala de irfomatica quatro banheiros ( sendo dois para alunos do ensino infantil  3 a 5 anos) e um campo de volei. Para fins adminitrativos, uma sala de diretoria, uma secretaria, e uma sala de professores. Seu corpo docente é composto por uma diretora e duas vice, uma bibliotecaria, dois guardas e vinte e quatro professores na educação infantil e ensino fundamental I e II  a EJA e o ensino medio.

2 ROTINA OBSERVADA  

De acordo com a observação na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Agrovila XVI município de Carinhanha. Onde eu tive uma oportunidade de observar um trabalho pedagógico neste estabelecimento de ensino. Para mim foi uma experiência didática, onde tive uma oportunidade de observar uma pratica pedagógica, que foi trabalhado naquele estabelecimento de ensino. Vendo que cada professor, tem uma forma de trabalhar e sua metodologia em um plano de aula. Uns obedecem as normas do PPP da escola, no seus plano de aula tem clareza nos objetivos em uma pratica pedagógica. E outros com seu métodos de ensino tradicional, onde seu plano de aula não tem esclarecimento nas suas atividades. Diante dessa visão foi possível perceber a realidade no cotidiano de cada docente neste estabelecimento de ensino. De acordo com esta observação podemos perceber que muitos profissionais da educação não está em uma sala de aula para ensinar ou ajudar na educação da aquelas crianças, mais sim por causa do seu salário. Tem uma rotina cotidiana, e quantos os planejamentos tem docente que trabalha os conteúdos na realidade do aluno e outros não, as atividades estão proporcionadas, com relacionamentos entre professor e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com