TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino nos anos iniciais

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

 O Nosso País é uma mistura de raças e culturas, desde o seu descobrimento. E por isso a diversidade em sala de aula é muito grande há alunos com várias culturas e crenças.

Em razão de tais questões, cabe à escola o importante papel de colaborar para que questões relacionadas à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural não passem despercebidas, mas que sejam consideradas no universo escolar. É imprescindível que a comunidade escolar perceba o quanto a pluralidade cultural é rico, o quanto os aspectos relacionados à diversidade colaboram para a formação de um cidadão conhecedor de suas raízes, que reivindique seus direitos e cumpra seus deveres, que desenvolva princípios e valores morais próprios de um cidadão, de uma pessoa de bem.  Porem grande perto dos professores se sente despreparados para abordar tais temas em salas de aula, principalmente em cidades pequenas onde é mais difícil de tratar sobre esses assuntos que se tornam polêmico. Isso é recorrente pelo fato de que boa parte dos docentes não assume a responsabilidade de trabalhar, conforme o que se estipula nos PCNs. Atualmente, o papel da escola vai muito além de ensinar Matemática, Português, Ciências, História e Geografia. A escola é uma das grandes responsáveis pela formação do cidadão, preparando o educando para interagir na sociedade, de maneira ética e responsável.

A práxis que é um ciclo de ação reflexão e ação e nos estágios é possível colocar em ação o que foi visto na teoria, e muitas vezes entramos em contradição com o que aprendemos nos conteúdos e no que é vivenciado no dia a dia escolar. Mas é somente com a prática que se aprende e refletimos e colocamos em ação o que aprendemos e com isso se tornar um bom professor, não deixando de ter vontade de aprender e buscar sempre desenvolver um bom trabalho em sala de aula com atividades diversificada e aprender com os alunos fazendo parte da comunidade escolar e buscar formar cidadãos de bem e bem instruídos para a vida adulta e acadêmica.

  Nos estágios foi observado que a maioria dos professores do ensino fundamental estão desmotivados e nem sempre buscam transmitir conhecimento. Não foi observados nos  educandos motivação  em aprender e buscar novos conhecimento, pois o trabalho realizado pelo professor é um simples copia e cola, onde se passa as atividades na lousa e o próprio professor responde as questões.

A educação tem o importante papel de colaborar para a formação de verdadeiros cidadãos, capazes de tornar o “mundo” melhor do que tem se apresentado, livre de preconceitos e discriminações diante da diversidade, mas falta orientação, capacitação e formação para que os professores sintam-se mais preparados e estimulados a trabalha com esses temas em sala de aula, falta um trabalho voltado aos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com