TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

VITÓRIA

2015

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

VITÓRIA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................... 4 1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA............. 5

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.......................................................... 5

1.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA E DO TRABALHO DO PROFESSOR................................................................................................. 9

INTRODUÇÃO

O relatório que segue resulta das observações realizadas na Escola Municipal Professor João Bandeira, cujo objetivo foi o de observar à prática docente nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este estágio aconteceu durante o primeiro trimestre escolar, em diversos momentos cotidianos da escola. E no decorrer do relatório irá ser relatado a caracterização da escola e da turma, assim como o histórico da escola e seu funcionamento, e o desenvolvimento e analise das atividades realizadas durante o estágio.

O Estágio supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio nos dá a oportunidade de aliar a teoria à prática.

No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório. As conclusões que ora apresentamos se constituem das nossas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas do Ensino Fundamental I.

Com esse estagio tive a oportunidade de aprender, e também transmitir, e mediar conhecimentos, que, conforme Paulo Freire: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

O Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais foi realizado na Escola ......... localizada à Rua ........... completar

1.1 – CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

- HISTÓRICO: O professor João Bandeira nasceu no bairro de Maruípe, desta Capital, a 8 de março de 1883, tendo falecido em 13 de fevereiro de 1947, também nesta capital. Teve seus primeiros estudos, sob a orientação particular do professor Capitão Barbosa, em casa dos seus próprios pais. Era filho de José Pinto Bandeira e Luíza Pinto Bandeira. Casou-se em primeiras núpcias com Emília Azevedo Bandeira, sendo filhos do casal as professoras Thasir, Ruth e Alcy, os senhores Ruy e João, e a Srtª. Conceição. Contraiu segundo matrimônio após dez anos de viuvez com a senhora Guilhermina Bandeira, não deixando filhos deste consórcio.

Estudou e, seguida com o professor Lellis, daí em diante fez-se por si mesmo, mercê o seu pertinaz amor pelos livros e irrefreável sede do saber. Foi oficial de justiça nesta Capital, e mais tarde funcionário dos Correios. Candidatando-se ao magistério primário, prestou concurso e sendo aprovado, foi nomeado para a escola de Piúma, município de Iconha, iniciando assim o seu grande sonho de ser útil ao seu Estado Natal, no setor que sempre lhe parecera o mais produtivo e enobrecedor, o magistério.

Posteriormente, foi removido para Araçativa, município de Viana e algum tempo depois para a sede do município onde fundou o jornal “O TRABALHO”, juntamente com seu grande amigo Desembargador Dr. José Vicente de Sá. Tomou parte no Congresso Pedagógico em 1908, por ocasião da reforma do ensino em nosso Estado, no qual defendeu a tese “Duas palavras sobre a Educação”.

Exerceu ainda o magistério em São Mateus, durante doze anos, e depois nesta Capital, onde lecionou nos Grupos Escolares “Gomes Cardim” e Escoa Modelo “Jerônimo Monteiro” sendo que, nesta última ao lado do professor José Nunes, Antonio Belo e outros, verdadeiros ídolos de gerações. Por alguns anos, exerceu o cargo de Diretor do G. E. “Colatina Mascarenhas”.

Foi também inspetor escolar, percorrendo quase todos os municípios do Estado em visita às escolas. Aposentou-se após 34 anos de bons serviços prestados ao ensino do Estado.

As Escolas Reunidas de Gurigica, através do decreto baixado pelo Governador nº: 881 de 30/06/1950 passaram a ser Grupo Escolar. Em outro decreto baixado sob nº: 411 de 12 de setembro de 1950, o Governador denominou de “Professor João Bandeira”, o Grupo de Gurigica. O professor João Pinto Bandeira, que é o Patrono deste Educandário, foi em vida, um dos grandes preceptores da mocidade espírito-santense amalgamando caracteres e encaminhando seus alunos pela estrada do bem e do cultivo das boas causas, isto depois de longos e penosos anos em que trabalhou neste sacrossanto que é o magistério primário.

- LOCALIZAÇÃO: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Bandeira localiza-se na Rua Dr. Américo de Oliveira, nº 421, Consolação, Vitória - ES.

- CONTEXTO SOCIOECONÔMICO: A escola está localizada no bairro Consolação, em vitória, atende alunos do ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com