TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática

Por:   •  8/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]    Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação.   [pic 2]

Disciplina: Fund. e Met. de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

I Ano/semestre: 2018-1 Turma: 3º período

Aluna: Ana Caroline Nascimento de Assunção

Profª: Tânia Miriam de Andrade

Questão para Avaliação (Valor = 6,0)

1 – Analise o processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil abordando:

a) Objetivos de ensino e aprendizagem significativa (3,0)

A educação infantil, em tudo que a constitui é o momento mais importante da educação formativa de uma criança. Com relação à matemática, é nessa época que esses pequenos alunos formarão suas opiniões com relação à disciplina, e principalmente formarão o conceito do que é matemática de uma forma não só teórica, como deverão relacionar e ver a matemática na sua forma prática e aprenderão conceitos importantíssimos para o seu desenvolvimento do raciocínio voltado à resolução de problemas/questões matemáticas. 
Como vivenciamos/aprendemos em sala esse processo de ensino tem objetivos, e, sendo eles básicos ou específicos, direcionam os alunos no processo da aprendizagem.

De acordo com Dante, os objetivos maiores do ensino da matemática na educação infantil são dois: Desenvolver na criança o raciocínio lógico (capacidade de pensar), capacitando a criança a resolve situações problema, estimulando sua capacidade; Por em contato permanente com a criança formas, grandezas números, medidas, contagens, a fim de que o aluno tenha autonomia para resolver problemas práticos do dia a dia, cantando, brincando, jogando ouvindo histórias o aluno está estabelecendo conecção entre o cotidiano e a matemática (pensamento crítico).

A Educação Matemática possibilita que o educador, além de utilizar o método ou a técnica de ensino, também deve priorizar os aspectos elementares do contexto do aluno, tais como: social, cultural e socioeconômico, pois a Matemática está presente em todos os momentos da vida do ser humano, desde o nascimento até a fase adulta. Sabe-se, no entanto, que o ensino da Matemática é muito importante para o desenvolvimento da criança, uma vez que serve para aprimorar o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de argumentar, compreender, interpretar, projetar, criar e atribuir significados para as mais diversas situações sociais.

Sobre a Aprendizagem Significativa entende-se como a forma de reforçar a sua inserção na prática em sala de aula, levando em conta que essa concepção de aprendizagem se materializa quando as aulas são ministradas de forma criativa, com atividades variadas e, quando os conteúdos são ministrados dentro de um contexto no qual a ludicidade favorece o conhecimento. O ensino da Matemática precisa se fundamentar em práticas pedagógicas que permitam que os alunos transitem entre o que já sabem e o que desejam e precisam aprender. Nesta perspectiva, as contribuições da Aprendizagem Significativa para o ensino desta disciplina são inegáveis, tendo em vista que essa teoria de aprendizagem trabalha problemas e questões relevantes para os alunos; desperta a curiosidade, a capacidade de argumentar, de trabalhar com operações de pensamento, o espírito investigativo e prazer em aprender.

b) Metodologia - importância da problematização, dos jogos e brincadeiras neste processo. (3,0)

Partindo do pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência, é de grande e fundamental importância no processo de ensino aprendizagem da matemática. Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos. Esta descoberta se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas últimas décadas, desde que professores e instituições passaram a pautar sua prática por uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino - quando os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de estabelecimento de relações e atribuição de significados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com