TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de ensino aprendizagem

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 12

        Pelo fato de serem apenas 10 professores participantes do treinamento, as cadeiras poderão ser  dispostas pela sala em forma de um círculo( as cadeiras serão colocadas dessa forma antes de iniciar o treinamento). Todos estarão sentados nessas cadeiras, inclusive a professora que dará o treinamento: Jennifer Fernandes.

        O objetivo desse treinamento é: Entender a importância da escolha do procedimento de  ensino-aprendizagem e saber classificar os procedimentos estudados.

        Os Recursos a serem utilizados serão: Datashow, Notebook, Placas, Cronômetro.

        O tempo do treinamento será de três horas e serão distribuídas da seguinte forma:

- (20)  primeiros minutos serão para apresentação e indagação que iniciará a explicação;

- (20)  minutos para o restante da explicação sobre “Procedimentos de ensino-aprendizagem”

- (30) minutos para explicar o tema e os métodos de “Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes”;

- (20) minutos para explicar o tema “Procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes” e o método de uso de jogos;

- (20) minutos para o jogo;

- (20) minutos para explicar o método de trabalho em grupo;

- (20)  minutos para a explicação dos “Procedimentos de ensino-aprendizagem socioindividualizantes”;
- Os minutos restantes serão destinados à “Avaliação Geral”.

Procedimentos de ensino-aprendizagem

        A aula se iniciará indagando os professores participantes, o que eles entendem por  procedimentos de ensino-aprendizagem? À partir disso, a teoria será dada. Começando por descontruir a frase “Procedimento de ensino-aprendizagem”.
        Explicando os termos,
procedimentos são os métodos utilizados para o resultado que se quer chegar. A palavra método, do grego méthodos, é o caminho para chegar a um fim. Fim esse, no caso, do ensino-aprendizagem. Que devem ser mútuos, o educador e os educandos como agentes que ensinam e aprendem, através da relação professor-aluno ou aluno-professor e aluno-aluno.

        Procedimentos de ensino por Clódia Maria Godoy Turra são “ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com as coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos”. Ou seja, para escolher um procedimento a ser adotado, objetivos precisam primeiramente estar claros,  e esses métodos devem contribuir para que os alunos mobilizem-se e participem diretamente da aprendizagem, entendendo assim, quais são as necessidades específicas de cada turma; para então saber qual método terá melhor resultado.

        Após a explicação do que é o procedimento de ensino aprendizagem; por meio do Datashow, será mostrada a charge à seguir:

        Figura 1 – Ensinar nem sempre é aprender

[pic 1]

Fonte: Blog “Professores Nota Dez”.

        Essa charge tem o intuito de que os professores entendam que os procedimentos de ensino-aprendizagem tem o papel de dar formas de ensinar, porém é papel do professor se preocupar se o aluno aprendeu. Por isso, a escolha do procedimento é tão importante.


        Essa parte conceitual, é a parte introdutória. Foram escolhidos apenas 2 tipos de métodos de cada Procedimento de ensino-aprendizagem, por causa do tempo curto de aula. Que são: os Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes;  Procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes; e  Procedimentos de ensino-aprendizagem socioindividualizantes.

Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes

        Os Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes são métodos para um ensino que atenda as necessidades individuais de cada aluno. Os 2 métodos escolhidos, foram o Método Montessori e o Centro de Interesses, que possuem características menos tradicionais, que é o que os professores participantes estão acostumados. Esses dois métodos foram os primeiros sistemas didáticos individualizados.

- Método Montessori:

        Método criado por Maria Montessori, no Brasil esse método é usado com mais frequência na pré-escola e nas primeiras séries do primeiro grau. O sistema didático de Montessori possui uma concepção biológica de homem e mundo denominada “vitalista”, pois considera a vida e seu pleno desenvolvimento como o bem supremo, ou seja, a infância é uma etapa natural que deve ser vivida.

        O método Montessoriano, coloca a criança livre para crescer e desenvolver. Transformando o ambiente escolar tradicional de carteiras fixas por mesinhas e cadeiras e abolindo prêmios e castigos.

                Montessori entende atividade tanto como atividade física, quanto por atividade mental. E põe a aprendizagem como processo ativo. Forma alunos para pensar e não apenas para obedecer.


        Com o
Datashow serão apresentados exemplo de sala tradicional e de sala Montessoriana, para melhor visualização das diferenças:

                Figura 2 – Sala Tradicional

                Fonte: Blog “Chats com o espaço educativos”[pic 2]

Figura 3 – Sala Montessoriana

Fonte: Website da Escola Montessori
[pic 3]

                Como visto nas imagens, na sala de aula tradicional, os alunos estão um atrás do outro, direcionados para o professor, ou seja, professor está em foco. Já na sala de aula Montessoriana, as crianças sentam em mesas coletivas, em que a relação entre os alunos é valorizada.

- Centro de Interesses:

                Criado por Ovídio Decroly. Decroly possuía a mesma concepção educativa que Montessori: concepção biológica. Apesar de não negar que o homem é um ser social, ele defendia que a vida social é projeção das necessidades vitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (282.1 Kb)   docx (152.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com