TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de organização Piaget

Tese: Processo de organização Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Esse Trabalho visa mostrar como se desenvolve o aprendizado da criança, em diferentes opiniões, e destacando que quando falamos em aprendizado não podemos deixar de questionar o objetivo da educação infantil, onde a criança vai descobrir o aprendizado e objetivo do professor de educação infantil que é um elo de suma importância entre criança é o conhecimento.

A fim de entender melhor o processo de organização Piaget considera necessário que o educador se aproprie dos conceitos básicos de esquema, assimilação, acomodação e equilibraçao; para que possa ajudar a criança no desenvolvimento cognitivo da adaptação e organização. A criança aprende de modo ativo e participativo, participativo partindo do que já sabe e por meio da interação professor - criança e criança – criança. Assim o ensino deve ocorrer numa parceria e corresponsável tanto da criança como do educador frente ao processo de aprendizagem; vale destacar que, para a concretude desta ação é imprescindível que o educador faça mediação pedagógica reconhecendo o seu papel de mediador entre o aluno e o objeto de conhecimento.

Na educação infantil podemos observar que mudanças ocorreram, e concepções e objetivos foram se modificando ao longo dos tempos; no século passado o educador infantil era um profissional denominado de atendente, monitor, etc. sua função era simplesmente a de cuidar, hoje, o educador infantil não é um profissional pronto e acabado, precisa estar em constante aprendizagem, acompanhando e sendo agente de transformação e necessário reconhecer a importância e a responsabilidade do educador infantil no trabalho com a criança, pois, é ele que vai complementar a ação da família, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem da criança desde a mais tenra idade.

DESENVOLVIMENTO

Conforme a entrevista aos educadores, coletamos vários dados sobre criança e a educação infantil dentre os questionários destaca a seguinte pergunta: como a criança aprende. Diante da pergunta as educadoras relataram que a criança aprende de forma diversificada usa varias maneiras para absorver o conteúdo, dentre elas a curiosidade, pois, se programa um conteúdo mais divertido que desperte a curiosidade da criança e ela se concentra mais. Outra educadora relata que a criança aprende com interação entre o aprendizado e a mediação do educador e conhecimento; concordo com a resposta das educadoras a criança realmente aprende com esse despertar com a experiência, a observação e a exploração do meio, trás a criança conhecimento e possibilita a reorganização do seu pensamento, abrindo a possibilidade de soluções para novas buscas, a criança é o resultado das suas vivências, seja sozinha ou em grupo.

Sobre o objetivo da educação infantil, a educadoras relatam que é de suma importância, pois, é a base onde mostra para a criança o porquê de aprender; por isso a educação infantil tem como objetivo desenvolver o aprendizado do aluno e preparar a criança para o ingresso, com sucesso, na primeira série do Ensino Fundamental. Diante desse relato é preciso desenvolver as habilidades cognitivas: treina-se a coordenação motora; ensina-se a criança para reconhecer e copiar letras e números; e, a fim de promover a boa saúde das crianças, ensinam-se hábitos de higiene e boas maneiras. Vale destacar o papel do professor de educação infantil que segundo as educadoras é de muita importância, pois ele também é um transmissor de conhecimento para a criança, o objetivo é preparar a criança, ajuda_la a descobrir novos conhecimentos e fazer descobertas. O professor frente ao desenvolvimento infantil dentro da teoria sócio interacionista é de uma importância ímpar, pois permite que sejam proporcionadas experiências diversificadas e enriquecedoras, que venha desenvolver as suas capacidades cognitivas, despertando confiança em si, se sentir amado, respeitado. Porém tudo isso é um processo longo, que deve ser feito de forma contínua e dinâmica.

Os educadores falam sobre o trabalho com a linguagem oral que trabalha sempre levando a criança a despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com