TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo histórico educacional

Por:   •  8/4/2015  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O que significa afirmar que ”Somos feitos de tempo”?

Significa que somos seres que pensamos e nossas ações mudam no tempo, a medida que enfrentamos os problemas da vida pessoal e social. Estamos inseridos no tempo.

2- Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.

A memória histórica é uma erança de uma geração para a outra, sem ela nao saberiamos quem foi nossos antecessores e como viviam. A cultura, a origem e a sociedade também influenciam a memória histórica. Cada geração assimila a herança cultural do passado. Com base nisso, surgem as mudanças e mais uma vez a história é reescrita. A cada dia surge um fato para acrescentarmos na história, por isso que ela não é identica em todos os tempos e nem em todos os lugares.

3- Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação

1º - Para cultivar um saudável Ceticismo

Apresenta a história da educação como importância para cultivar a duvida por ela. Devemos ter uma pergunta na cabeça, precisamos ter curiosidade de entrar na história e basear em estudos feitos no passado. A história da educação é um meio de manter a conciencia critica, nos perguntando tudo o que houve no passado, para servir de questionamento nos dias de hoje.

2º Para compreender a lógica das identidades múltiplas

A história da educação ajuda a termos idéias, reais ou de nossa imaginação. Ajuda a achar uma lógica nas “ Múltiplas Identidades”, a descobrir o que é e por qual meio se definem memórias e tradições, crenças e solidariedades e os educadores usarem isso para dar sentido ao ensino.

3º Para pensar os individuos como produtores de história

A história não é um relato apensas do passado, é uma forma de criarmos idéias que já foram criadas. Ele deixa claro a idéia de que somos criadores e que os antepassados criaram e todos nós, os filhos e os netos podem criar outras coisas.

4º Para explicar que não há mudança sem história

Estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a memória. Por isso, é importante termos mudanças, para não ficar num lugar sem raízes e sem história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com