TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade relatar as observações relacionadas ao estágio supervisionado do 6º semestre do curso de pedagogia ofertado pela UNOPAR - Universidade Norte de Paraná, realizado na Escola Alice Ponte In Valtellina, no qual teve como objetivo vivenciar a prática pautada na teoria aprendida no decorrer do curso, de maneira a conhecer os desafios da prática docente, observando e participando do cotidiano educativo.

A carga horária total deste estágio foi de 100 horas, onde 52 horas foram realizadas no centro de educação infantil, ás terças-feiras de 7 ás 11 horas da manhã e as demais fora do campo de estágio, voltadas para o estudo teórico, elaboração do projeto de regência, mostra de estágio e elaboração do relatório final.

O tema escolhido para o Projeto de regência foi Literatura Infantil, pois incentivar o contato da criança com os livros antes mesmo dela aprender a ler é ajudar a formar futuros leitores e grandes pensadores. A literatura abre um leque de opções e anda de mãos dadas com a imaginação, de modo a ser um ótimo recurso a ser utilizado na sala de aula, pois além de ser prazeroso, podem-se trabalhar várias áreas do conhecimento á partir de uma história.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Associação Escola Comunidade Ceim Alice Ponte In Valtellina, é uma escola pequena, situada em um bairro carente da cidade de São Mateus que atende principalmente a população de classe média baixa. A escola funciona nos turnos matutino e vespertino, atende atualmente crianças na modalidade creche e pré escola.

A entrada e saída são feitas nos horários matutino das 07:00 às 11:20h e vespertino das 13:00 às 17:20h, sendo esse período observado pelos funcionários. A escola se encontra situada na Rua Avenida Sol, S/N, no Bairro Vitória - São Mateus ES. A escola foi recentemente reformada e ampliada. Foram construídas mais duas salas de aula (agora são seis), um almoxarifado, quatro banheiros (três infantis e um adulto), o refeitório foi ampliado e o espaço escolar passou por adequações para maior acessibilidade.

A escola adota o regime escolar anual, obedecendo á carga horária e dias letivos previstos na legislação vigente.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola Alice Ponte In Valtellina é uma escola que atende a educação infantil de 2 a 5 anos, é composta de 6 salas de aula, 4 banheiros, 1 refeitório amplo, 1 cozinha de tamanho adequado, pátio descoberto com árvores, 2 escorregadores e balanços, possui também uma horta de onde as cozinheiras cultivam os temperos verdes para a comida, possui um almoxarifado, a sala da diretoria, e uma sala de planejamento dos professores. Não possui biblioteca.

A escola recebe tanto água como energia da rede pública, possui um computador e impressora somente na sala da diretora.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Na creche e na pré-escola é indispensável o cuidar e o educar, pois as crianças ainda são muito dependentes do adulto, e exige cuidados como na higiene, na recreação, e na alimentação. Todos esses pré-requisitos são registrados na Proposta Pedagógica da escola.

As salas possuem um tamanho adequado para a quantidade de alunos, são amplas e arejadas, limpas e conservadas. Nas paredes observam-se vários cartazes que são na maioria confeccionados pelos próprios alunos, e alguns pelo próprio professor. Percebe-se também a presença do alfabeto e dos numerais em todas as salas, assim como o calendário, a chamada, cartaz para contar quantidade de alunos, cartaz com as cores, com as formas geométricas, entre outros.

As crianças são organizadas de acordo com a atividade proposta, ora em rodas, semicírculos, ou em grupos, sempre de maneira que consigam visualizar a professora e ao mesmo tempo os colegas. O quadro está localizado na parede da frente da sala, mesma parede que dá acesso à porta. Os materiais didáticos, como chamex, lápis de cor, giz de cera, tinta, tesoura, cola, entre outros, ficam guardados em um armário. Esses materiais são distribuídos pela professora. Os brinquedos ficam guardados em uma prateleira e em umas caixas, onde os alunos só pegam com a autorização da professora. Em uma das paredes da sala é disposto uma espécie de cabide para os alunos colocarem as mochilas, nesta mesma parede há uma sapateira, para colocarem os chinelos quando saem para brincar no pátio, para que não o percam.

A professora possui um bom domínio de turma, é mediadora e incentivadora, mantém postura firme quando necessário, mas também é muito carinhosa, os alunos demonstram bastante respeito e interesse pelas aulas, que são sempre permeadas pela ludicidade.

Em relação à organização, foi observado que na entrada os pais levam as crianças até suas salas, onde o educador ás esperam, e depois da chegada de todos os alunos o professor forma uma fila com eles (um trenzinho) e os leva até o refeitório, onde é realizada uma oração, cantado a música do lanchinho e então servido o lanche pelos funcionários. Os lanches são sempre variados e nutritivos, as cozinheiras seguem um cardápio preparado pela nutricionista do município. Após o lanche, as crianças retornam para sua sala, onde o professor executa as atividades da rotina diária, ou seja, realiza a oração do dia, faz a chamada, conta junto com eles quantas meninas, quantos meninos e a quantidade de todos juntos, verifica o tempo com as crianças e o calendário e depois dá segmento á aula de acordo com seu planejamento. Na hora do recreio as crianças vão para o pátio brincar sob a supervisão do diretor e pedagogo, enquanto os professores se reúnem numa sala para fazer um descanso para o café. Após o recreio as crianças lavam as mãos e se sentam no refeitório para receber a refeição oferecida pela instituição. No CEIM não é permitido que as crianças levem lanches ou refeições de casa para não causar transtornos, já que nem todas as famílias possuem condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com