TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Inclusão

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

ATIVIDADE AVALIATIVA

ED GRAMÁTICA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

HOMEM,CULTURA E SOCIEDADE

LIBRAS, LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IDENTIDADE DOCENTE

FRANCIELE FERNANDES FARIA

RA: 2787569760

TUTOR A DISTÂNCIA: Maria Eugênio Maranho

ROSEIRA, maio de 2018.


NTRODUÇÃO

             Sabendo-se que a Educação Inclusiva de qualidade é um direito garantido pela Constituição Federal e fortalecido pela legislação de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre as dificuldades da inclusão de pessoas com deficiência no mundo atual seja na educação, na vida profissional ou na sociedade.

A inclusão escolar é um desafio presente em todas as escolas e atinge alunos com deficiências intelectual, física, auditiva, visual e múltipla e também alunos com TGD (transtorno global do desenvolvimento).

A ideia de Educação Inclusiva surgiu nos países membros da ONU (Organização Mundial da Saúde), a partir da Declaração de Salamanca, documento internacional, elaborado em uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas em Salamanca na Espanha e teve como objetivo estabelecer diretrizes de politicas públicas voltadas para o acesso de pessoas com necessidades especiais e sua inclusão em escolas regulares.

No Brasil, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006) promulgada como Emenda Constitucional por meio de Decreto Legislativo nº 186/2008 e Decreto Executivo nº 6.949/2009, estabelece o compromisso dos Estados de assegurar as pessoas com deficiência em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino.

Para fazer a Educação Inclusiva acontecer e garantir a aprendizagem de todos os alunos é preciso fortalecer a formação dos professores, criando um elo de apoio entre: alunos, docentes, gestores, família e profissionais da saúde.

Com a Inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade e preservar a diversidade representa oportunidade para o atendimento das necessidades, capacidade e potencialidade do aluno.

Inclusão é um processo que muda à medida que avança e o seu momento atual é o da construção. Sempre temos algo a aprender no dia a dia com novas experiências. Estamos aprendendo a fazer a Educação Inclusiva e nos atualizando conforme o caso temos dificuldade em atribuir valor às diferenças, ainda que no nosso mundo seja cada vez mais compartilhado.


DESENVOLVIMENTO

Nos últimos anos, através de vários estudos como palestras, debates, conferências, fóruns, seminários constatou-se um novo olhar para a Educação Inclusiva. Mas ao mesmo tempo, percebe-se que o tema Inclusão é ainda um assunto restrito e muitas vezes entendido de forma errônea.

A falta de conhecimento, o preconceito e a rejeição faz com que a deficiência seja considerada uma doença crônica, um peso, um problema e até mesmo um incomodo. Por este motivo, as pessoas cegas, surdas ou com deficiências intelectuais ou físicas se tornam seres incapazes, indefesos, sem direitos, sendo assim os excluídos na sociedade em que vivem.

As mudanças e as adaptações proporcionam uma nova perspectiva em relação ao aluno e suas diferenças. A ideia de uma escola inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, garantindo o acesso e a participação de todos.

O sucesso da inclusão de alunos com deficiência depende das possibilidades de se conseguir progressos significativos, melhor adequação de praticas pedagógica à diversidade dos aprendizes. O professor deve se tornar um articulador, um professor a par da atualidade, da realidade e a participação e ajuda da família em todo processo.

Muitos acreditam que Educação Inclusiva é a melhor maneira de acabar com o preconceito, outros pensam que existem “diferentes”, aqueles que não são iguais a nós, mas o que existe é a diferença de todos nós e não o diferente de nós.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiência e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade.  No entanto, a educação inclusiva coloca inúmeros questionamentos sobre o termo.

Pessoas com deficiência lutam por um futuro melhor, mais digno, por uma sociedade mais justa longe das dificuldades, das barreiras arquitetônicas como falta de rampas ou banheiros adequados em prédios públicos ou privados, da deficiente qualificação do professor, da resistência do sistema educacional em receber os alunos com deficiência, a falta de material adequado, o número excessivo de alunos em classe, a insuficiência do transporte público adequado e a inexistência de dados que possam identificar a quantidade de pessoas não atendidas pelo sistema de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (749.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com