TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso DE PEDAGOGIA

                 LUCIANA GUILHERME ALMEIDA DE SA

PRODUÇÃO TEXTUAL

[pic 5]

Espinosa

2015

            Luciana  Guilherme Almeida De Sa

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado à Unopar – Universidade Norte do Paraná, do Curso de Pedagogia, referente as disciplinas de Organização e Didática na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV. Professores: Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.

Tutora eletrônica: Juliana Monti Di Osti Oliveira

 Tutora de sala: Gisely da Silveira Machado

Espinosa 2015

1. INTRODUÇÃO

.

Neste trabalho venho falar sobre os conceitos de protagonismo infantil e as possibilidades de participação, das crianças na sociedade, diante das praticas sociais relacionadas a institucionalização, da infância e a separação entre crianças e adultos.

Em vista desse conjunto de concepções, o estudo sobre o lugar ocupado pela criança na Educação Infantil deve fundamentar-se na ideia de que as crianças desenvolvem-se sob condições adversas no início da vida e formam sua personalidade em meio às práticas culturais. As relações interpessoais e as significações que ocorrem na instituição investigada estão indubitavelmente vinculadas a seu funcionamento nos âmbitos do intelecto, do afeto e da linguagem. Portanto, para tentar compreendê-las é preciso analisar as mediações do grupo social da instituição. As crianças são diferentes e têm especificidades não só por pertencerem a diferentes classes sociais ou por pertencerem a momentos diversos em termos de desenvolvimento psicológico. Também os hábitos, costumes e crenças de suas famílias interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção social. Então, suas histórias concretas e a história de seu tempo precisam ser consideradas.

2. DESENVOLVIMENTO

O protagonismo infantil é uma estratégia de educação para a cidadania, que considera as crianças como atores sociais, independente da condição ou situação em que vivem.

Crianças vista do jeito que são,do jeito que pesam, sentem, agem e relacionam. m processo de educação em que tem a participação infantil, uma forma de construção coresponsabilidade, o caminho para envolvimento a causas coletivas, os atores das ações são as proprias crianças, não pressupõe a geração de lideranças, individuais mais a geração de participação e cooperação social.

 A criança não são refém dos discursos, mas tem a função de contextualizar e problematizar, e de mediar a construção do conhecimento, de ampliar o conhecimento cultural capacidade de agir a partir de valores já internalizados, de reconhecer o que está de acordo com ideais, de identificar oportunidades para a viabilização de projetos. O empoderamento não só conferir poder aos crianças, mas assumir o poder da ação das crianças como iniciativas válidas para a transformação e o desenvolvimento.

    A intervenção – a partir dos interesses dos próprias crianças e por sua deliberação.

processo formador, competências compreender o terreno de sua atuação apropriação de informações e capacidade de interpretar dados, identificar problemas e questões que comprometem o bem estar de uma coletividade e se posicionar criticamente. Aderir a uma causa e engajar-se em grupos, identificação de temas mobilizadores, conhecimento dos fatos, busca de grupos já organizados, responsabilização social e decisão em participar da busca de soluções,operar na realidade para transformá-la, desenvolvimento de competências para a atuação coletiva na complexidade a capacidade de tomar a iniciativa, propor, planejar, participar da realização do planejado, avaliar, rever estratégias e permanecer no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com