TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proejeto Elmer_RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 10
  1. TEMA

Relações Interpessoais

  1. JUSTIFICATIVA

O trabalho intitulado “Elmer , o elegante xadrez – Relações Interpessoais”, visa analisar a importância do espaço escolar para as relações entre alunos, professores e funcionários.

Conscientes de que a escola é um ambiente social, onde inúmeros sujeitos mantêm relações constantemente e de diferentes maneiras e intensidades, faz se necessário analisar como essas relações acontecem, qual a postura das crianças e membros da equipe e a comunidade escolar como um todo, diante das diferenças existentes em cada ser, seja elas de cujo social, racial, religiosa, física, mental e demais outras.

É necessário haver uma reflexão sobre aceitação e respeito das diferenças, e começando a conscientização pelos nossos pequenos alunos, teremos grandes chances de futuros jovens conscientes.

O projeto apresenta o livro do elefante "Elmer", que narra à história de um elefante bem diferente dos outros e que não gosta dessa condição, mas a partir do momento que toma uma atitude de mudar sua vida, ele passa a perceber as coisas de outra forma e começa a si aceitar melhorando sua autoestima.

Enfim, de modo geral, essa proposta de trabalho enfatiza a postura do aluno nas suas mais variadas relações e principalmente na escola, onde seu círculo se torna mas amplo e onde o professor tem papel fundamental, de observador e conhecedor de cada aluno como ser único. Além disso, ele deve explorar ao máximo o tema em questão, trazendo a história para vida das crianças, nas mais diversas áreas, ressaltando a importância de se sentir realizado com seu corpo, respeitando etnias, crenças e raças.      

                                                                                                                                                                                                             

  1.  SITUAÇÃO-PROBLEMA

A ausência de respeito de um ser humano um com outro está cada dia mais frequente e infelizmente comum a cada dia, seja relacionado a qualquer situação, sendo social, étnica, religiosa, homossexual, deficiências e estéticas.

A escola como um ambiente social, não está isenta de situações adversas de dificuldades e negações sobre identidade, envolvendo seus alunos, mesmo que ainda os pequeninos.

Para a criança começar a entender como são as outras pessoas, é preciso que primeiro ela conheça a si mesma. Os anos iniciais na escola são de grande importância para essa ação, visto que nessa etapa a criança esta passando por uma fase de adaptação e percepção do ambiente da escola e do mundo que as envolve, será de grande valia, a elaboração de atividades que envolvam o grupo na ação de reconhecimento de seu próprio ser e de sua autoestima.

  1. PÚBLICO ALVO

O presente projeto de intervenção visa seu desenvolvimento com os alunos da educação infantil, entre 4 e 5 anos de idade.

O projeto não descarta a participação de toda comunidade escolar e a familiar, para garantir resultados potencializados na aprendizagem.

  1. OBJETIVOS

A intencionalidade desse projeto é tonar as atividades escolares mais atrativas e dinâmicas, utilizando brincadeiras e atividades lúdicas. Aproximar os alunos, trabalhando o respeito mútuo e o reconhecimento de diferenças e semelhanças de cada um e o valor de cada um para sociedade.

Trabalhar a percepção de texturas de diferentes objetos através do tato. Envolver a matemática com suas formas geométricas e quantidades.

Através de musicas e brincadeiras, levar a criança à percepção espacial e corporal, a memória e a discriminação visual e reconhecimento de cores.

O projeto envolvera a criança no mundo mágico dos livros, estimulando o gosto e prazer pela leitura.

 Respeitar as diferenças na sociedade, incutir nos alunos a ideia do diferente, a aceitação dessas diferenças e a exploração da autoestima.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Relações Interpessoais podem ser consideradas todos e quaisquer contatos entre pessoas, esses contatos ocorrem entre indivíduos em diferentes circunstâncias e em diferentes espaços, voltados tanto para o âmbito tecnológico e educacional.

A escola é um meio social de suma importância na vida da criança, fase que a criança começa a se conhecer, conhecer o próximo e formas seus conceitos, a se posicionar sobre fatos e problemas e a formar sua autoestima.

Em termos sociais, ela agora deixa de ser função unicamente do grupo familiar e passa a ser uma unidade em condições de entrar em diferentes grupos. Essa fase é, portanto de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e social, mas é preciso ressaltar a ligação existente desses aspectos, com o desenvolvimento da personalidade.

(Sucupira, 2008)

Trabalhar a autoestima e as diferenças na educação infantil ainda é um desafio para os educadores, visto que aquela migra para o plano da afetividade. Se não for desenvolvida, pode trazer problemas sérios para o individuo no futuro.

Os pais desempenham uma função muito importante na construção da autoestima dos filhos por isso devem estabelecer uma comunicação efetiva, reservando um momento para conversas com eles. A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista.

 Os pais devem ficar atentos ao modo de falar, principalmente se estiverem nervosos, para não magoar nem depreciar os filhos. Suas palavras são muito importantes. Comentários do tipo "Você nunca faz as coisas certas!" ou "Como você pode ser tão burrinho?" levam-nos a duvidar de suas capacidades. As críticas devem estar dirigidas ao fato ou ao comportamento impróprio, não a ela. Por isso o adequado é dizer "Seu quarto está uma bagunça, precisa ser arrumado", e não "Você é mesmo um bagunceiro e joga tudo por todo lado". (Tavares - 2009).

   Os pais e educadores precisam criam o habito de elogiar e saber repreender a criança quando necessário, e fazer uso do elogio funciona como um instrumento para mudança de comportamento e aumenta a segurança.

                                                                                                                                     Você está de parabéns; fez a lição e agora brinca como combinamos". Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada e bem-aceita pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar. O resultado será um adulto confiante, produtivo e feliz. (Tavares, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com