TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissão Professor

Por:   •  15/6/2021  •  Artigo  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

BANCA EXAMINADORA:

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        7

  1. INTRODUÇÃO

        Nos dias de hoje, o mundo está se enfrentando uma constante renovação na comunicação entre os povos através das mídias tecnológicas, do acesso a internet, sendo inserido assim na chamada globalização, o inicio da era digital. A globalização faz com que o ensino se enquadre neste novo cenário, e volte seus esforços econômicos e sociais na amplitude de disponibilizar o acesso aos recursos da rede informáticas em suas instituições de ensino, para que assim, capacitem seus profissionais de ensino.

        Em uma época onde a mídia constrói uma imagem negativa da rede de ensino e consequentemente do profissional da educação, produzindo e fazendo circular infinitos efeitos e influências na sociedade; deixando evidente que que a qualidade da instituições de ensino tem sido deixada para trás, ficando evidente a necessidade urgente de mudança.

        Ao popularizar o acesso ao conhecimento advindo da internet e possibilidade de pesquisa rápida que ela disponibiliza ao usuário comparado com as longas horas de aula praticadas nas escolas para obter a mesma informação faz do ensino aplicado nos dias de hoje um tanto ultrapassado e distante da realidade dos alunos.

        Atualmente, ser um profissional da educação em principal, língua portuguesa é um grande desafio, pois o mesmo precisa seguir o plano de aula planejado pela escola, seguir as Diretrizes Curriculares Estaduais, respeitar a cultura da região onde leciona; conhecer bem as estruturas da língua portuguesa, realizar atividades de leitura e interpretação de texto e não menos importante, tornar as aulas atrativas aos alunos.

        Na educação o ensino e o aprendizado são constantes; o professor não transmite apenas conteúdo, ele cresce junto com a convivência com outros colegas de profissão, alunos e mestres. Ser professor representa a oportunidade de algo para que os alunos lembrem-se de você, deixar o seu legado. No conceito moral, ser professor é ser incansável, é buscar o melhor para si e para o outro, é querer contribuir pra uma sociedade melhor, é ter alegria e paixão pelo que faz.

  1. DESENVOLVIMENTO

        No que se refere ao ensino da língua portuguesa, mais especificadamente no ensino da leitura e da escrita, a realização de leitura e interpretação de texto é uma ótima ferramenta, na qual resgata e instiga nos alunos ações e estímulos desaparecidos ou inexistentes, pois oferece uma imensidão de conhecimento, transportando o aluno a uma viagem imaginária, contribuindo assim na produção escolar e despertando um maior interesse por parte do aluno na aprendizagem da língua falada e escrita.

        Pimenta (1999), em sua obra confirma que o sistema de ensino tem evoluído de forma quantitativa, o que provoca uma formação não qualitativa, que não atende as exigências sociais e do mercado de trabalho. Diante desta situação, faz-se necessário uma reformulação da identidade do professor.

        O exercício profissional do professor pode ser definido como         sendo uma atividade de mediação não só entre cultura e aluno, mas também entre a sociedade e seus ideais. O maior objetivo deste movimento é a reforma da educação nacional, ou seja, a criação de um sistema de formação de docentes motivados e que tenham ciência da importância da educação escolar.

        Peres e Greco (2014) descrevem que o discurso produzido pela mídia a respeito do professor é uma imagem negativa destes; e com isto o professor é visto como sendo o responsável pela má qualidade de ensino e pelo desinteresse do aluno pelos estudos.

        É de suma importância para a escola e para o professor uma formação continuada, sejam por meio de palestras, cursos, seminários, pois este fortalece a credibilidade da escola e qualificação do profissional de ensino. E, esta formação continuada deve estar estruturada de acordo com o desempenho profissional do professor.

        Para Candau (1996, p. 143):

        O locus da formação a ser privilegiado é a própria escola, isto é, é preciso deslocar o locus da formação continuada de professores da universidade para a própria escola de primeiro e segundo graus. Todo processo de formação continuada tem que ter como referência fundamental o saber docente, o reconhecimento e a valorização do saber docente.

        Ser um bom profissional da educação, em especial de literatura significa estar compromissado ao planejamento escolar, é ter dedicação ao trabalho de ensinar a todos, é ter o domínio das estruturas da literatura, participar de cursos e estar sempre se informando de alguma possível alteração nas normas da escrita, é respeitar a cultura do aluno e planejar aulas que estimulem o aprendizado.

        Atender a estes requisitos não é nada fácil, mas aquele que deseja e almeja ser um professor de português e literatura se esforça para atende a cada um destes. Por outro lado, os baixos salários, a falta de reconhecimento, baixo autoestima da classe profissional, a falta de programas de formação continuada, baixam as expectativas de desenvolvimento pessoal e profissional destes profissionais que já atuam nas redes de ensino e provoca um não interesse dos estudantes em se tornarem professores.

        A matéria literatura é um conjunto de obras do qual tem por finalidade ensinar os princípios de uma ciência ou arte, é uma ponte de ligação do texto com o mundo do leitor, transmite a realidade mesclando com o imaginativo.

        O ensino da língua portuguesa e da literatura tem um papel imprescindível no processo de formação de todo e qualquer individuo, e consequentemente da sociedade. Ciente desta importância é papel do professor desta matéria em questão desenvolver um método de ensino eficaz e consistente para aplicar em sala de aula. O professor necessita ensinar o aluno de modo que o mesmo identifique com facilidade o uso da linguagem aprendida no seu cotidiano e entenda melhor a sua língua materna, e tenha assim capacidade de elaboração mais trabalhada da língua portuguesa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com