TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador de Competencia

Por:   •  6/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAL TEÓRICO

BLOCO 1

Mercado de Trabalho em Pedagogia

Quando se pensa no mercado de trabalho em Pedagogia, é preciso analisar as habilitações que o curso oferece e as possibilidades de ampliação que surgem a partir delas. Para planejar, executar e avaliar nos diversos processos de aprendizagem, o pedagogo que tem em seu diploma a licenciatura plena tem o direito de lecionar em turmas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e gestão escolar dos sistemas de ensino. Para isso, cursou disciplinas como as metodologias de ensino, gestão escolar, tecnologias a serviço da educação e outras que se referem à história, filosofia e sociologia da educação.

Para atuar no sistema de ensino regular, que envolve a escolarização básica, é preciso atentar-se às exigências do sistema público de ensino e da rede privada, que oferece os mesmos serviços, porém com diferenciais para quem pode pagar as mensalidades ou para entidades conveniadas com o sistema público.

Pode-se afirmar que o magistério é o campo de atuação mais tradicional para o pedagogo. É um mercado que há até bem pouco tempo se considerava estável, entretanto a sociedade passou por algumas mudanças em suas taxas de natalidade e mortalidade, novas modalidades de ensino foram valorizadas, como a Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Educação a Distância.

Dados revelam que, em 1990, a população de 5 a 17 anos, em idade escolar, ainda que a pré-escola não fosse atendida em todos os municípios, representava 28% (42 milhões de pessoas) da população total (por volta de 149 milhões). Em 2020, a população de 4 a 17 anos (já incluída a pré-escola), representava 18% (38 milhões) da população total (aproximadamente, 212 milhões de habitantes). Entretanto, nas décadas anteriores, as matrículas em creches eram em número insignificante, mesmo que as crianças pequenas representassem 12% dos habitantes do País. Na atualidade, as pessoas dessa faixa etária correspondem a 7% da população, todavia, as creches estão integradas à educação básica, sendo solicitadas por muitos. Sendo assim, houve mudança no perfil dos atendidos, havendo carência de professores para a Educação Infantil.

O egresso do curso de Pedagogia também tem como campo de trabalho a gestão educacional. Todavia, não é uma área em que se pode pleitear cargos de imediato porque, para exercer a função de diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino, é preciso ter experiência em sala de aula. Mas há uma série de setores emergentes na Pedagogia, como a Pedagogia hospitalar, Educação a distância, trabalhos em ONGs, instituições de atendimento a crianças e adolescentes, órgãos públicos, capacitação profissional e no mercado editorial, na produção e supervisão de obras didáticas.

Como referências de estudo para essa área, pode-se sugerir os guias de profissões das principais universidades, que trazem informações gerais da profissão e seu mercado de trabalho, os quais serão aliados aos conhecimentos adquiridos durante o curso e em estágios realizados. De forma geral e não direcionada especificamente à Pedagogia, sugere-se o livro “Marketing pessoal e empregabilidade: do planejamento de carreira ao networking” (CIAMPA, 2014), que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com