TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 12



INTRODUÇÃO

        O Projeto Interdisciplinar V exigido pelo Curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC tem como objetivo desenvolver o eixo articulador Docência e Ação Educativa.

        Deste modo, o projeto Interdisciplinar Especificidade e Função da Educação Escolar: O processo de aquisição dos instrumentos de acesso ao saber elaborado oportuniza aos alunos condições organizadas de conhecimento e análise de parte da realidade escolar.

        O motivo do Projeto Interdisciplinar é favorecer ao aluno apropriação de ferramentas conceituais e práticas, que garantam o exercício e um fazer docente competente, crítico e comprometido com as necessidades e exigências da sociedade, bem como sua relação com a gestão desse processo por meio da prática de exercício de docência.

        As relevâncias social, pessoal e acadêmica foram podem ser explicitadas da seguinte maneira: no âmbito social esta construção contribui para a formação eficiente de leitores letrados, com a articulação entre a prática e a teoria construímos uma prática que certamente será relevante para a sociedade que fazemos parte. A relevância pessoal foi realmente encontrar fundamentos teóricos nos aspectos práticos aplicados no estágio assim nesta prática pode-se ser colocada a prova tudo o que foi visto neste semestre. A relevância acadêmica foi trazer novos elementos a partir das discussões levantadas para a instituição.

        O principal marco teórico relevante para a constituição deste trabalho foram os textos utilizados nas disciplinas no decorrer do semestre principalmente na Disciplina de Fundamentos da Prática Docente Língua Portuguesa II.

        Para realizar nosso trabalho foram necessárias a composição de diversas etapas tais como: leitura dos textos dos conteúdos específicos das áreas do conhecimento, Didática V, Fundamentos da Prática Docente da Língua Portuguesa II, Conhecimento Científico e Prática Pedagógica III e Estágio Curricular Supervisionado III e analisados o Projeto Interdisciplinar V.

A segunda etapa é composta pela coleta de dados, com carga horária de 80 horas, necessária para a coleta de dadas, que competem as fichas de 1 a 8.

Na terceira etapa foi necessário fazer a articulação entre os dados coletados e o referencial teórico e organizar a análise de dados.

O relatório do projeto é composto pelos diferentes tópicos: Contexto de realização das regências, exercício de sondagem e avaliação da escrita, gráficos e análise da distribuição das hipóteses e por fim, análise e reflexão acerca das regências: aprendizagem e ensino, são as partes essenciais que constituem nosso relatório.


  1. CONTEXTO DE REALIZAÇÃO DAS REGÊNCIAS

No Estágio realizado na escola Municipal Heliana Mafra Machado de Castro, a aluna 1 Elaine Cristina Ribeiro, estagiou  na sala de 1º ano B do Ensino Fundamental em uma classe composta por 23 alunos.

A professora é uma profissional que atua entre 15 e 20 anos na área da educação, e menos de cinco anos atuando nesta instituição, trabalha em mais de um período. Sua formação foi a Faculdade de Pedagogia e não possui outras especializações.

No quesito das coletas de dados e das sondagens, em todos os momentos, a docente mostrou-se solicita e disposta a ajudar, a todo momento perguntava sobre as necessidades da estagiária e disponibilizava todos os materiais e ajuda  necessária para a conclusão do estágio.

Ao realizar o estágio na Escola Associação de Desenvolvimento Educacional-CSM, a aluna 2 Maria Elisa Bezerra Alves e a aluna 3 Renata Aparecida dos Santos, escolheram a turma do 2º ano do Ensino Fundamental ET, O extraterrestre que era composta por 16 alunos.

A professora é uma profissional que atua entre 15 e 20 anos na área da educação, e está a 10 anos nesta instituição, trabalha em dois períodos sendo um período na rede particular e o outro na rede municipal. Sua formação iniciou-se com magistério, depois foi graduada em Pedagogia e por fim possui especialização em direito Educacional, Psicomotricidade e Educação Especial pela APAE.

Na coleta de dados e na realização das sondagens a professora foi reticente, pois tinha um cronograma apertado com muitas atividades atrasadas e, portanto não foi tão solicita. Em nenhum momento se negou a nos ajudar, porém o tempo para realizar as atividades foram curtos e preciosos, pois não teríamos outras oportunidades para a realização da mesma atividade.


  1. EXERCÍCIO DE SONDAGEM E AVALIAÇÃO DA ESCRITA

A aluna 1 relata que o tempo e a quantidade de alunos na classe foram seus maiores empecilhos. Alguns alunos precisavam de um tempo maior para concluir a sua sondagem e tínhamos que respeitar o tempo do aluno na sua produção.

As dificuldades encontradas no ato de analisar as sondagens foram a identificação dos diferentes níveis de hipóteses de escrita. A todo momento era necessário recorrer ao referencial teórico para respaldar a análise das sondagens produzidas pelos alunos.

O conhecimento principal adquirido pelos alunos após as atividades realizadas, foi ajuda-los a refletir a respeito das funções da leitura e da escrita através de produções simples como a música utilizada na atividade, que já era de conhecimento de todos, proporciona assim uma reflexão maior sobre o conteúdo escrito.

As alunas 2 e 3 evidenciam que o maior desafio foi em administrar o tempo na aplicação das sondagens. Na avaliação da realização da escrita, não obtiveram  dificuldades em identificar os níveis das hipóteses dos alunos, pois a sua maioria era composta por alunos alfabéticos, sendo apenas um silábico alfabético.

A principal aprendizagem construída pelos alunos, ficou evidente na atividade realizada na sala, com a sequência didática. Os alunos desenvolveram de modo eficiente o conteúdo proposto pelas professoras estagiárias.


  1. GRÁFICOS E ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DAS HIPÓTESES

ALUNA 1:

[pic 1]

Nota-se que nas sondagens realizadas não houveram evoluções significativas nas hipóteses de escrita, mesmo depois da intervenção na sala.

[pic 2]

ALUNAS 2 E 3:

Nas sondagens realizadas na Escola Associação de Desenvolvimento Educacional – CSM, nota-se que os alunos mantiveram seus níveis de hipóteses de escrita. Apenas não pode-se realizar sondagem com um aluno que foi viajar e até o término do estágio não retornou, não podendo assim verificar se sua hipótese de escrita se manteve.

  1. ANÁLISE E REFLEXÃO ACERCA DAS REGÊNCIAS: APRENDIZAGEM E ENSINO

A regência foi efetuada de acordo com os pareceres da Aula de Fundamentos da Pratica docente da Língua Portuguesa III, ( )deste modo pudemos aplicar as aulas no Estágio realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com