TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar de Matemática

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA:

“Construindo números e vivenciando realidades”

Justificativa:

A educação matemática deve ser trabalhada propiciando aos alunos a construção do conhecimento através de materiais concretos.  Essa oportunidade de exploração, manipulação e comprovação de que se é possível construir o conhecimento é nosso objetivo principal com esse projeto.

O ensino da matemática, desta forma, possibilita aos alunos uma melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula. Através dos procedimentos adequados como realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática de argumentação, os alunos organizarão, em gráficos e tabelas, os conhecimentos adquiridos.

Objetivo geral

  • Fomentar a pesquisa e a elaboração de tabelas e gráficos, contribuindo para um aprendizado efetivo na seleção e aprimoramento de coleta de dados e tratamento da informação.

Objetivos específicos

  • Colher e organizar informações a partir de pesquisa de opinião.
  •  Ler, interpretar, observar, julgar, buscar informações, selecionar e tomar decisões diante de diferentes pesquisas de opinião.
  •  Construir tabelas e gráficos a partir de temas abrangentes e relevantes para a comunidade escolar.
  • Realizar a interação interdisciplinar, contempladas nos PCNs, de modo a trabalhar as capacidades abordadas no planejamento de ensino.

Recursos materiais: revistas e jornais diversos (para a pesquisa de gráficos), papéis coloridos, cola e tesoura, máquina fotográfica (para registrar os passos do projeto).

Temas e questões sugeridas

 Área de Matemática:

1º Ano - Pesquisa e construção de gráfico em sala de aula com o tema: Meu desenho animado infantil favorito.

2º Ano - Pesquisa orientada pelo professor e construção do gráfico com o tema: meninos x meninas (quantificação de meninos e meninas da escola).

3º Ano - Construção de gráficos e tabela com o tema: “Meu time preferido (fazer o levantamento de qual é a maior torcida de futebol do turno vespertino)

4º Ano - Pesquisa orientada e construção de gráficos sobre o tema: “Meu time preferido” (fazer o levantamento de qual é a maior torcida de futebol do turno matutino).

5º Ano - Pesquisa e confecção de gráfico com o tema: As notas de matemática do ultimo bimestre das turmas dos quartos e quintos anos.

(percentual de alunos do 4º e 5º Ano que obtiveram a média bimestral nas disciplinas de Português e Matemática).

Área de Português:

Os gêneros textuais mais estudados na escola pelas turmas dos 4ºs e 5º Anos (percentual de alunos que se identificam com a diversidade tipológica dos gêneros textuais estudados)

Área de Geografia:

 Quais os conteúdos estudados nos bimestres anteriores que obtiveram os melhores resultados nas avaliações.

Área de História:

O percentual de alunos que conhecem a função dos três poderes na esfera social.

Área de Ciências Naturais:

4º Ano - Exercício físico: Quantos alunos do turno da manhã praticam alguma modalidade de exercício físico e com que frequência.

 5º ano - Como é a alimentação dos nossos alunos do 5º ano, a porcentagem de alunos que estão no peso ideal e a porcentagem de alunos que praticam uma atividade física e a relação desses pontos com a boa saúde física e mental.

Área do Ensino Religioso:

Quais as religiões professadas na nossa escola e seus percentuais.

Área da Literatura - aulas de Biblioteca: o percentual de alunos que leem livros em casa habitualmente.

Etapas do projeto

  1. Apresentação do projeto: Apresentar o projeto aos alunos, procurando incentivá-los e focando a atenção para os resultados e para a criação do jornal- mural que conterá a exposição dos trabalhos e gráficos construídos por eles.

b. Documentação do projeto: Realizar a documentação através de fotos e relatórios das etapas realizadas ao longo do projeto.

  1. Seleção dos temas: Depois de selecionados os temas com as equipes da coordenação do projeto, deverão ser preparados o material para que os alunos possam realizar as pesquisas, entrevistas e relatórios.

d. Quantidade de pessoas que serão pesquisadas: Definir com os alunos, os professores de cada área, qual será o número de pessoas que serão entrevistadas.

e. Organização da coleta de dados: Com os questionários devidamente preenchidos é preciso iniciar o trabalho de tabulação: grupos de quatro alunos quantificarão as respostas e depois de juntar os resultados obtidos, no quadro negro, o professor, juntará os dados coletados pelos grupos de alunos e os anotará.

  1. Criando tabelas: De volta aos grupos iniciais, os alunos serão desafiados a organizarem as tabelas com os dados já tabulados. É importante que coloquem um título e organizem as informações. As tabelas devem ser copiadas no caderno e, mais tarde, copiadas em um material adequado para a exposição.
  2. Criando gráficos: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre gráficos através da explanação do tema, abordar o tipo de informação que veicula, de que forma apresenta e que função cumpre. Levar, para sala de aula, diferentes gráficos (encontrados em revistas e jornais).
  3. Separando materiais: È necessário que os gráficos tenham um título e, em alguns casos, podem-se usar legendas. Chamar a atenção para o material a ser utilizado, pois, serão apreciados por toda a comunidade escolar.
  4. Preparando o Jornal- Mural: Procurar o melhor lugar (painel ou parede) onde os gráficos e tabelas possam ser expostos. Tabelas, gráficos, textos, fotos legendadas que expliquem o processo do projeto deverão ser organizados de forma que chamem a atenção de quem vier conhecer o Jornal-Mural.
  5.      Convites: Deverão conter data, local e texto explicativo do evento de apresentação do projeto e deverá ser destinada a toda a comunidade escolar.

Dia da exposição

Os alunos poderão ser preparados para acompanhar os visitantes, dando-lhes informações necessárias sobre a realização do projeto e sobre as descobertas feitas a partir dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com