TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Pólo: Araçoiaba da Serra

Curso: Pedagogia

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Participantes:
Savana Santos Antelmi, RA: 400155
Gisele Bressani Ferreira, RA: 393581
Rosângela de Barros Pasquoto, RA: 393624
Luzia Márcia dos Santos Souza, RA 401166

Atividade Prática Supervisionada


Tutor à distância: Profa. Gilse T. Lazzari Perosa.

Araçoiaba da Serra, 03 de junho de 2014.

Projeto, uma nova cultura de aprendizagem (Almeida, M.E.B.):

Traz a ideia de que a prática pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber a educação que envolve o professor-aluno e os meios e recursos disponíveis, incluindo o uso das novas tecnologias e todas as interações que se estabelece nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.

Ao trabalhar com projetos devemos saber lidar com as ambiguidades, as soluções provisórias, variáveis e produtos não identificáveis e emergentes nesse processo.

O educador que trabalha com o uso de projetos, deve respeitar os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos educandos. Saber fazer um bom planejamento compreendendo que não existem erros e sim tentativas e novas maneiras de se realizar e que não basta um bom planejamento se não houver uma boa prática. A prática precisa estar embasada na teoria para ter sentido.

Criar um ambiente de confiança considerando suas ações por ímpeto, intuição, prática e estudo, possuindo boas concepções.

Para que o educador transforme o sistema educacional é preciso ter boa reciprocidade, extrapolando os limites da sala de aula. Para que isso aconteça toda a comunidade escolar deve estar envolvida.

Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações:

Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, mostra que um dos temas em pauta no cenário educacional é o trabalho de projetos. A ideia da pedagogia de projetos é que o educando aprenda levantando dúvidas, pesquisando, produzindo e criando relações com o educador, sendo incentivado às novas descobertas.

É necessário que o educador tenha um acompanhamento no processo de aprendizagem dos educandos para que seja possível compreender seu universo cognitivo e afetivo, sua cultura, história e contexto de vida, possuindo uma clareza nas suas intenções, sabendo intervir no processo de aprendizagem, propiciando relações interpessoais entre os educandos.

Para realizar um bom projeto deve ficar atento na antecipação de algo desejável e que ainda não foi realizado, procurando respostas às questões ou problemas reais. Fugir do cotidiano, permitindo que o educando aprenda fazendo e reconhecendo sua própria autonomia no que foi produzido, utilizando das tecnologias no processo de ensino.

O compromisso do educador é saber o quê e como, quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas, em um projeto que tenha início e fim.

Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender (Valente, José Armando).

Para o autor, compreender é questionar. O fazer compreender no processo de ensino e aprendizagem ainda hoje são baseados na ideia de que o educando demonstra que aprendeu quando é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas, mas não quer dizer que ele tenha aprendido. É necessário o educador questionar seus educandos, em como conseguiram solucionar ou fazer a tal tarefa, que estratégias foram utilizadas.

Conforme Piaget observou, existe uma diferença entre fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

Os educandos precisam ter o momento de refletir sobre os seus resultados e serem desafiados com novas situações, assim é maior a chance de estar atento aos conceitos envolvidos, podendo alcançar um nível de compreensão maior. Para que isso se realize com sucesso, o educador precisa expressar de forma clara e objetiva, possuir linguagem adequada, explicar o conteúdo e atividade, esclarecer as dúvidas que surgirem, estar atento procurando ver se os educandos entenderam. Não será mais o fazer chegar a uma resposta, mas a interação com o que está sendo feito, de modo a permitir as transformações dos esquemas mentais, como já foi observado por Jean Piaget.

Utilizando uma forma de trabalho na qual priorize a compreensão, utilizando-se atividades estimuladoras, ricas em oportunidades, permitindo ao educando explorá-las desafiando o professor para incrementar a qualidade da interação no que está sendo realizado.

Aprendendo com projetos (Almeida, Fernando José):

O autor nos traz reflexões mostrando a temática da informática na escola, como sendo uma aliada do professor e não uma rival. Uma aliada para ser usada na aprendizagem dos educandos, transformando uma aula tradicionalmente entediante em construtiva.

Diz que deve haver a interdisciplinaridade, ou seja, as disciplinas devem trabalhar juntas, para que a aula fique mais animada, tendo o educador como incentivador, que deve ser também inovador. Traz várias formas de se deixar a aula mais proveitosa e interessante através da informática.

Que qualquer disciplina deve começar a trabalhar com projetos com seus educandos com o mesmo padrão acadêmico, desenvolvendo o lado criativo do aluno, estimulando desde o início do projeto. No projeto o aluno tem o professor como um consultor, mediador, orientador e facilitador do processo de desenvolvimento, acompanhando e entendendo o processo de aprendizagem do educando. O aluno tem o professor como seu parceiro, assim aprende a produzir pesquisas levantando dúvidas acabam criando relações que o incentivam a novas descobertas para a compreensão e reconstrução do conhecimento.

Sendo a informática uma ferramenta poderosa muito valorizada pela sociedade, tornando os alunos em cidadãos críticos, criativos, preparados, estando a par do conhecimento.

Projeto Pedagógico: Porquê, quando e como – Educação Infantil (Corrêa, Cristina Mara da Silva):

A autora nos passa que de forma geral a alfabetização é muito mais do que ensinar as letras às crianças, que nessa fase as crianças encontram um universo novo de aprendizado. Que o educador deve unir o jogo ao trabalhar, fazendo com que o educando questione algo escrito. Que a criança construa o seu sentido de cada atividade valorizando o conhecimento que já possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com