TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIACURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Aluna: Kênia Miranda RA: 416020

Aluna: Ruth Pombal  RA: 415330

Profa: Gilse T. Lazzari Perosa

Profº Presencial: Enir Luiz de Barros

Atividade Prática Supervisionada

(ATPS) entregue como requisito para

conclusão da disciplina “Projeto

Multidisciplinar III”, sob orientação

da tutora à distância

Gilse T. Lazzari Perosa

Vitória/ES

25/05/2015

Introdução

O projeto se propõe a conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção quanto ao uso de drogas, como se origina e bem como alertá-los quantos aos seus males frente ao tema. Deve-se ter em mente que vários fatores contribuem para a decisão de alguém usar drogas, e não somente um fator isolado. Além disso, não é porque um indivíduo está envolvido em uma vida cheia de fatores de risco que, necessariamente, ele fará um uso problemático de álcool e outras drogas. A formação de cada um se inicia na família. É função de a família proteger seus filhos e favorecer neles o desenvolvimento de competências, por exemplo: para lidar com limites e frustrações. Na adolescência, a falta de proteção da família, especialmente para o adolescente transgressor, que não sabe lidar com frustrações, pode favorecer o uso indevido de substâncias psicoativas.

O Projeto Educativo

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto. Chama-se projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Por ter tantas informações relevantes, o projeto se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os envolvidos devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo.

A escolha do tema

Se o jovem vem de uma família desorganizada, mas encontra em sua vida um grupo comunitário que faz seu asseguramento, oferecendo-lhe alternativas de lazer e de desenvolvimento de habilidades pessoais, pode vir a ter sua formação garantida, aprendendo a criticar por si próprio e pelo grupo social. O processo educativo em saúde requer a adoção de estratégias ensino e aprendizagem que possibilita ao alunoconstruir e incorporar conhecimento. É necessário formular e gerar oportunidades ao desenvolvimento de atitudes que se elevem das atitudes cotidianas. Assim a Educação para a Saúde se concretizará quando estabelecer efetiva contribuição da capacidade de se fazer escolhas traduzidas em atitudes práticas favoráveis a uma vida saudável.
Para esta sustentação com eficiência eficácia é importante direcionar as estratégias de forma que complete todas as áreas do conhecimento através de seus conflitos e informações resgatando valores através de uma abordagem coletiva, o qual reside na articulação do conhecimento, atitudes e prática que possam ser vivenciadas, compartilhadas e executadas pela clientela que envolve a comunidade escolar seja: pais, alunos e outros seguimentos do convívio social. Neste sentido e com este propósito visamos o Projeto “Educação para Saúde e Vida na Escola sem drogas”

Tema: Drogas
Público Alvo: 5º ano do ensino fundamental
Problema: Viu-se a necessidade de trabalhar com o tema “Drogas” em nossa comunidade escolar. Pois nossos adolescentes hoje parecem deturpar a sensibilidade e a reflexão fica sempre para depois. E esse depois fica cada vez mais distante. No entanto, dinâmicas de grupo, dança, música, e muita persistência parecem ser a combinação perfeita para muitos alunos fazerem o paralelo entre suas vidas, suas experiências, suas realidades e a realidade dos outros, retratadas nas ruas, através da arte (dança/música), despertam a reflexão e a sensibilidade dos educandos quando a prevenção ao uso de drogas.
Justificativa: Este projeto de investigação através de diálogo com os educandos do 5º ano do ensino fundamental, considerando que nos dias de hoje com o aumento de violência nas escolas e em todo o país, a melhor alternativa para solucionar tal problema, é a prevenção ao uso de drogas. Em nossa comunidade escolar estamos apresentando alternativas de reflexão para os educandos, buscarem uma vida sadia dizendo não às “Drogas” e “Sim à Vida”.
A conscientização do educando consideramos ser fundamental. Assim sendo um processo base para que os mesmos conheçam os males que a droga pode causar à suas vidas. É fundamental para os adolescentes sentirem-se seguros, importantes e amados, e saberem da importância que os mesmos têm para a “Família e Escola”. Compreendendo o valor à vida pela arte, estes educandos terão uma perspectiva de vida melhor, afastando-se das ruas e das drogas.
E na arte (dança e música), vemos a grande aliada de realizarmos tal prevenção. Criando um ambiente saudável e amigo para todos os participantes deste projeto de respeito e amor à vida. Através da prevenção ao uso de “Drogas” pela arte.
Entende-se que é pela consciência dos educandos que se pode resgatar o gosto pela valorização da vida. Portanto objetiva-se através deste buscar conscientização não só de nossos alunos mais também de toda nossa comunidade escolar.

Objetivo Geral:

 Desenvolver nos adolescentes o gosto pela valorização à vida, através da prevenção, reflexão e conscientização quanto ao uso de drogas, pela arte, buscando a participação de todos em nossa comunidade escolar. Para que nossos alunos digam não à droga e sim à vida, afastando-os das ruas e dos riscos que a droga apresenta à vida destes educandos.
Objetivos Específicos: Promover a participação espontânea dos alunos para este projeto de amor à vida, contra as drogas pela arte. Apresentar aos adolescentes atividades que o leve a refletir sobre os males que as drogas podem causar ao nosso organismo. Proporcionar um clima agradável professora X alunos durante todos os ensaios da dança, sempre dialogando sobre “Drogas”, visando à conscientização destes educandos. Elaborar um, histórico sobre a dança juntamente com os adolescentes e comunidade escolar dizendo não as drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com