TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Adrielly dos Santos Custódio                      RA:6505290088
  • Agatha Angel Moraes Prado                                   RA: 9978018904
  • Jessica Cristina dos Santos Silva Cazarino     RA: 6908370434
  • Maria José Santos Viana                                   RA: 7091576590

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Jacareí/SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Adrielly dos Santos Custódio                           RA:6505290088
  • Agatha Angel Moraes Prado                               RA: 9978018904
  • Jessica Cristina dos Santos Silva Cazarino     RA: 6908370434
  • Maria José Santos Viana                                    RA: 7091576590

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Projeto Multidisciplinar III do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Especialista Camila Rocha.

Jacareí/SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------- 4

1. Primeiro Relatório – Resenha: Projeto Educativo------------------------------- 5

2. Segundo Relatório – Síntese------------------------------------------------------------8

3. Terceiro Relatório – Projeto-----------------------------------------------------------9

4. Tabela--------------------------------------------------------------------------------------10

5. Recursos utilizados para desenvolvimento do projeto---------------------------10

6. Sistema de Avaliação--------------------------------------------------------------------11

7. Relatório Final ---------------------------------------------------------------------------12

8. Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------13


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como desafio planejar um projeto educativo.

O desenvolvimento do projeto, tem como objetivo proporcionar as integrantes do grupo a capacidade de refletir criticamente a respeito das diferentes linguagens e entender mais sobre a aprendizagem baseada em projetos.

Com a realização de pesquisas, buscar maiores informações para compreender a estrutura de um projeto e os pressupostos teóricos norteadores desta forma de trabalho.

É importante ressaltar que o papel do professor como mediador nesse processo é fundamental, na tarefa de saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia para que o aluno construa seu conhecimento.

PRIMEIRO RELATÓRIO – RESENHA – PROJETO EDUCATIVO

De acordo com os autores que foram estudados sobre a pedagogia de projetos,  Maria Elizabeth Bianconcini Almeida (1999), diz que o desenvolvimento de um projeto é uma forma de realizar uma prática pedagógica que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias num ambiente de aprendizagem que propicia o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber. Deve buscar informações siginificativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.

A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, são estabelecidas conexões a partir do conhecimento cotidiano dos alunos, considerando suas expectativas, potencialidades e suas necessidades, sem fragmentação disciplinar. O professor deve provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos no projeto, respeitando os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos, tornando-se parceiro, mediador, orientador e facilitador do processo em desenvolvimento. Cabe a ele também criar um ambiente de confiança, que favoreça a imaginação criativa, a espontaneidade, o questionamento, promovendo a vivência do diálogo da cooperação, da partilha e da solidariedade.

         Sobre os fundamentos e as implicações da pedagogia de projetos  Maria Elisabette Brisola Brito Prado (2005), fala que a questão é como conceber e tratar a articulação entre as instâncias do projeto que circula frequentemente no âmbito do sistema de ensino, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista. Existem tres apectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: A possibilidade de desenvolvimento do seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e a possibilidade de sua mediação pedagógica. Uma realidade com a qual o professor se depara é caracterizada pela chegada de novas tecnologias (computador, internet, vídeo, tv) na escola, que apontam novos desafios para a comunidade escolar, o que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica. Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de uma tema. É fundamental repensar as potencialidades de aprendizagem dos alunos para a investigação de problemáticas que possam ser significativas nesse processo, o aluno pode ressignificar os conceitos e ampliar seu universo de aprendizagem. Mas o trabalho com projetos não pode ser visto pelo professor nem pela direção de uma escola como uma camisa-de-força, isso pode paralisar as ações pedagógicas e seu processo de reconstrução, pois existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para aprendizagem de determinados conceitos. A duração de uma projeto deve ser pensado, pois ele deve ter começo, meio e um fim provisório e a partir desse fim possam surgir novos começos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com