TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        

        PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

   Adriana Nunes Rodrigues RA 411317

Camila Graciano RA: 415739

Cláudia Ap. Rosa RA: 432592

Márcia Regina Avelino RA: 409840

Vanessa Conceição Picolo Gomes RA: 413781

Projeto Educativo: Brincadeiras Tradicionais e Culturais

Professor tutor à distância: Gilse T. Lazzare Perosa

Agudos – SP

2015

Pontos Relevantes

O projeto tem por finalidade realizar a construção do conhecimento para a criança. O  projeto tende a unir os conhecimentos do mundo com os conhecimentos adquiridos na escola. Para que isso ocorra, é necessário que o professor esteja preparado para auxiliar o aluno na compreensão de toda informação que receber e para que o aluno seja capaz de transformar tudo o que receber em conhecimento.

Com o projeto somos capazes de trabalhar mais de uma matéria isso faz aumentar o interesse do aluno e também a compreensão no processo de construção do conhecimento, porém cada projeto tem suas particularidades essas que devemos considerar durante a sua construção.

Alguns pontos são relevantes na construção de um projeto como: a identificação do problema, levantamento de hipóteses e soluções ,mapeamento do aporte científico necessário, definição de um produto, documentação e registro, método de acompanhamento e avaliação.

As tecnologias auxiliam o aluno nas transformações sociais, com elas a prática pedagógica se torna mais interessante e atrativa, trata-se de uma nova cultura onde envolve o professor e o aluno. O professor que trabalha com projetos de aprendizagem, respeita os diferentes estilos de trabalhos dos alunos faz com que ele entenda que cada pessoa tem sua cultura religião  e principalmente que cada um tem uma opinião sobre determinado  assunto.

Durante um planejamento tanto o professor e o aluno são importantes em sua construção, porém o professor tem a função de mediador de orientador e principalmente de especialista do processo de desenvolvimento do aluno ele atua como parte importante no esclarecimento de dúvidas e mediador de diálogo e tem papel importante no incentivo de novas descobertas por parte dos alunos.

Síntese

O conceito de projeto é envolver a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz ideias e uma realidade que ainda vai acontecer. O projeto é inseparável da ação ele permite que o aluno aprenda, é importante trabalhar projeto porque é uma nova prática pedagógica que proporciona aos alunos uma nova ideia diferente do modo de aprender.

O projeto é uma forma de envolver professor e aluno com os recursos disponíveis e a interdisciplinaridade das disciplinas. Trabalhar projeto é ir a busca de melhorias do sistema educacional tornando a escola um lugar com espaços para que o professor e os alunos tenham autonomia para desenvolver  trabalhos em grupos incorporando novas tecnologias.

Ainda hoje os processos de ensino se baseiam na ideia de que o aluno demostra o que aprendeu  sendo capaz de aplicar no dia a dia as informações que foram adquiridas com o tempo, porém nem sempre ser bem sucedido em determinado assunto significa que ele aprendeu e tenha compreendido o que fez.

O projeto é uma forma de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação e um problema. O objetivo do projeto é resultar em um produto final o qual se pretende atingir como, por exemplo: Um livro ou uma exposição que será apreciado por outras pessoas. Podemos perceber que através de projetos e os alunos aprendem com mais facilidade e de maneira lúdica e dinâmica.

PROJETO: JOGOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

PUBLICO ALVO: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DURAÇÃO: 10 DIAS

JUSTIFICATIVA: Em alguns anos atrás as brincadeiras eram mais divertidas, além de serem saudáveis e criativas como brincar de bolinhas de gude, carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa anel, pião, pipa, corda, corrida do saco, peteca e outras. Mas essas brincadeiras foram trocadas por brinquedos eletrônicos. Resgatando as brincadeiras folclóricas, é importante para o desenvolvimento físico, mental, emocional e intelectual da criança, desenvolvendo a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e auto estima.  

OBJETIVO GERAL:

Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu circulo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas, incentivar o trabalho em equipe.

Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

Participar de variadas situações de comunicação oral. Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.

Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com