TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva de Ilma Passos Alencastro Veiga

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento do texto Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva de Ilma Passos Alencastro Veiga

                

        O projeto político pedagógico tem sido objeto de estudo para a melhoria da qualidade de ensino. A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação no projeto educativo, sendo importante a relação entre a escola e o sistema de ensino.

        Em seu conceito, projeto político pedagógico significa lançar-se adiante, empreendimento; onde se supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro, buscando um rumo com o compromisso definido coletivamente. Para isso o projeto político pedagógico tem que criar a possibilidade na formação de um cidadão participativo, responsável, comprometido, crítico e criativo.

        O projeto político pedagógico tem dois níveis: a organização da escola como um todo, e a organização da sala de aula. Assim sendo, a escola deve ter relativa autonomia e capacidade de delinear sua própria identidade; buscar essa organização para a escola constitui uma ousadia para os educadores, pais, alunos e funcionários; portanto necessitamos de um referencial que fundamente a construção do projeto político pedagógico, tendo em vista o interesse da maioria da população de forma coerente.

        A escola não deve ser dirigida de cima para baixo, onde, é exercido o controle técnico burocrático, mas deve-se propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente. A luta da escola é para descentralizar-se em busca de sua autonomia e qualidade.

        Está fundamentada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita, a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, e a qualidade que não deve ser privilégio de minorias econômicas e sociais. A primeira enfatiza os instrumentos, os métodos e as técnicas. O segundo, a qualidade política que é a condição imprescindível da participação e está voltada para os fins, valores e conteúdos.

        Gestão democrática é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira, implica principalmente na construção coletiva de um projeto ligado à educação das classes populares; ficando claro entender que a gestão democrática, no interior da escola, não é um princípio fácil de ser consolidado, pois trata-se da construção do projeto político pedagógico e na sua gestão. A liberdade é outro princípio constitucional, que deve ser considerada também, como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte do saber direcionados para a intencionalidade definida coletivamente.

        A valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político pedagógico - garantindo-lhes o direito de aperfeiçoamento profissional permanente – a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto político pedagógico, não devendo limitar-se aos conteúdos curriculares, mas se estender à discussão da escola como um todo e suas relações com a sociedade.

        A construção do projeto político pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade gestão democrática e valorização do magistério. Sete elementos básicos podem ser apontados para essa construção: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e, a avaliação.

        Os educadores precisam ter clareza das finalidades de sua escola – já que esta persegue finalidades - tendo a necessidade de refletir sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nas finalidades e nos objetivos que ela define, referindo-se aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados.

        A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As administrativas asseguram praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros, todos os elementos que têm uma forma material como: a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista da sua imagem; equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, limpeza, saneamento básico, etc.

A pedagógica teoricamente determina as ações administrativas como: organizar as funções educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades. Enfim, caracterizar de modo mais preciso possível a estrutura organizacional da escola e os problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem, de modo a favorecer a tomada de decisões realistas e corretas, propiciando a construção de uma nova forma de organização. O currículo é importante elemento da organização escolar; sendo necessária a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente, uma construção social do conhecimento, que compõem a organização do conhecimento escolar, tendo quatro pontos básicos: o currículo não é um instrumento neutro, não pode ser separado do contexto social, o de organização curricular que a escola deve adotar e a questão do controle social, já que dentro do currículo formal estão: os conteúdos curriculares, metodologia, recursos de ensino e avaliação e relação pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com