TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico na sua Escola

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

1- Como é o projeto político pedagógico na sua escola? Você conhece? Participa na elaboração do mesmo.

R: A forma como o Projeto Político Pedagógico é formulado pela escola, limita a sua existência a um mero documento legal e obrigatório, apenas existente no campo burocrático.

2- Quais seriam as sugestões para algumas Políticas Públicas na construção do projeto político pedagógico?

R: É preciso que os professores ofereçam estratégias de aulas mais envolventes e significativas e que a escola, de modo geral, consiga mobilizar os pais e responsáveis para enfrentar juntos todas as dificuldades em relação à situação escolar dos filhos, apostando numa escola melhor, mais agradável e mais eficiente mediante a formulação e implementação de um bom PPP. Isso porque nós, funcionários da educação, devemos ao máximo valorizar e explorar a diversidade encontrada na sala de aula, incluindo tudo e todos da maneira mais construtiva possível, mobilizando toda a comunidade escolar, desde os professores e diretores aos pais, responsáveis e às pessoas ao redor da escola, percebendo os problemas enfrentados pela comunidade e contribuindo para encontrar possíveis soluções. É claro que o professor precisa ser apoiado em suas necessidades, seja com materiais pedagógicos, salas de aula mais organizadas e estruturadas, salários mais dignos, formação continuada mais eficiente. Paulo Freire já disse que “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade mudará". Com isso, o PPP, em suas várias estratégias de ação, deve preocupar-se com a autoestima do aluno, no sentido de permitir que ele acredite que é possível transformar a situação presente e superar a desigualdade social e que se sinta capaz de aprender.

Pratiques

Questões

1-Qual a importância de compreender a educação através da história?

R: Compreender a história da educação é entender as lutas e os caminhos percorridos também pela sociedade, já que, a educação foi sendo moldada a medida que novas ideologias e comportamentos sociais foram sendo adquiridos.

2-Como causar intermitências no vigente sistema educacional?

3-Precisamos de um código prontamente formulado ou, propostas convencionais dos indivíduos envolvidos no processo educacional? Explique sua resposta!

R: Sim, precisamos de um código, porém a necessidade dos indivíduos se envolverem com propostas para melhoria no processo educacional.

4-Quais são os desafios da educação pública que precisamos superar?

R: O que parece é que hoje o grande desafio é a permanência das crianças e jovens na rede escolar pública, sobretudo pela baixa atratividade e descompasso que apresenta em relação às realidades da clientela, do seu ambiente e da sociedade de modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com