TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto acao

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de ação

Tema:  Repetência e evasão escolar, um desafio para todos.

Justificativa:

Devido o número excessivo de repetências e evasão escolar, na unidade escolar, fica visível  o desinteresse dos alunos pela aprendizagem, dados esses demonstrados pelos indicadores internos e exteriores que evidenciam essa defasagem e ainda apresentam a necessidade de ações para tornar possível uma transformação na realidade dessa unidade escolar, onde todo  colegiado( Gestores, Professores, funcionários, pais e alunos), sejam participantes ativos, para que se atinja os resultados necessários para mudar a realidade desses alunos para melhor.

Objetivos:

Promover  a interação e participação de todos os envolvidos na ação escolar;

Realizar uma gestão democrática e participativa, visando uma aprendizagem efetiva e de qualidade;

Integração de toda a comunidade escolar;

Proporcionar um ambiente de diálogo, onde todos possam expor suas opiniões e apontar soluções;

Estimular os alunos para que desenvolvam  senso crítico e compreendam a importância do aprendizado;

Desenvolver noções de cidadania e convívio social;

Tempo estimado: Durante todo o ano letivo.

Desenvolvimento:

Convocar à todos ( equipe gestora, professores, funcionários, pais  e alunos), para uma assembleia, onde todos sejam apresentados aos problemas  encontrados na unidade escolar,   para que possam dar sugestões e procurar soluções em conjunto , de forma que se mude a realidade apresentada no momento.

Manter reuniões periódicas com todos os envolvidos para fazer as retomadas necessárias quanto aos pontos que ainda necessitam de um melhor enfoque e de um maior aprofundamento. E ainda promover fóruns de debates em sala de aula, para que os alunos possam apontar quais as dificuldades ainda encontradas e sugerir soluções.

Apontar aos membros envolvidos qual a responsabilidade de cada um para poder alcançar o objetivo em comum.

Colocar em prática, sempre com a ajuda de toda comunidade,   todas as soluções possíveis, para que dessa forma os problemas enfrentados sejam sanados e assim promover uma aprendizagem democrática de qualidade.

Desenvolver atividades culturais de dança, teatro, música, leitura. Momentos esses em que toda a comunidade escolar esteja engajada para continuar a atingir os objetivos traçados.

Avaliação:

Através do rendimento apresentado e do envolvimento de todo o colegiado, para atingir as metas estabelecidas desde o inicio do ano letivo, tornando a escola também um lugar de inserção social, onde se forme cidadãos críticos e participativos em sua própria aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com