TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.466 Palavras (22 Páginas)  •  6.698 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia

Orientador: Prof.  Talissa Elaine Nunes Irizawa

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]


 LETÍCIA DIVINA ESTEVAM CUNHA[pic 9]

[pic 10]

BRINCANDO DE MATEMÁTICA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia

Orientador: Prof.  Talissa Elaine Nunes Irizawa

CUNHA, Letícia Divina Estevam. Brincando de Matemática. 2014. 21f. Projeto de Ensino de Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Morrinhos, 2014.

RESUMO[pic 11]

O tema deste projeto escolar é “Brincando de Matemática” e a linha de pesquisa é docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas para o 5º ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de matemática, bem como a inovação da pratica educacional docente em busca do êxito na vida educacional do educando proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa. Como tornar o ensino da Matemática mais prazerosa através do jogo? O objetivo deste projeto é dinamizar as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa. Para atingir tal objetivo o projeto será trabalhado através algumas atividades que serão desenvolvidas 1uinzamente durante seis meses. A avaliação do referido projeto, será feita através das observações da professora durante a realização das oficinas quinzenais com os jogos, onde serão analisadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, a aprendizagem dos conteúdos trabalhados, o trabalho em equipe, bem como a apresentação dos alunos na realização da oficina final que será o fechamento do Projeto, onde os alunos trabalharão os jogos compartilhando o que aprenderam no decorrer do projeto com os pais e a comunidade escolar.

Palavras-chave: Matemática. Lúdico. Jogos. Aprendizagem. Habilidades.


SUMÁRIO[pic 12]

1 Introdução.......................................................................................................4

2 Revisão Bibliográfica .....................................................................................6

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16

3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................16

3.2 Justificativa.................................................................................................16

3.3 Problematização.........................................................................................17

3.4 Objetivos.....................................................................................................17

3.5 Conteúdos..................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................18

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................19

3.9 Avaliação....................................................................................................19

4 Considerações Finais....................................................................................20

5 Referências...................................................................................................21



  1. INTRODUÇÃO

O tema deste projeto escolar é “Brincando de Matemática” e a linha de pesquisa é docência nas séries iniciais do ensino fundamental.

Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas para o 5º ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Desta forma, o referido projeto visa levar o aluno a vivenciar tais experiências através de jogos de forma lúdica, estimulando também o processo de interação, uma vez que as atividades serão desenvolvidas em grupo onde os alunos poderão compartilhar o conhecimento e trocar ideias e estratégias tendo o professor como mediador destas atividades.

Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de matemática, bem como a inovação da pratica educacional docente em busca do êxito na vida educacional do educando proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa.

Como tornar o ensino da Matemática mais prazerosa através do jogo?

O objetivo deste projeto é dinamizar as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.

Para atingir tal objetivo o projeto será trabalhado através do lLevantamento prévio dos conhecimentos matemáticos dos alunos com avaliação diagnóstica e observações diárias; aulas expositivas com uso de cartazes construídos com a participação dos alunos; aulas práticas com uso de materiais concretos tais como: bloco lógico, tangam, ábacos, material dourado, régua, fita métrica, balança, garrafas pet, palitos de picolé, embalagens de produtos e outros materiais reciclados; confecção de jogos com sucata; oficina de jogos com atividades em equipe realizadas quinzenalmente; aula na sala de mídias com uso dos computadores trabalhando o jogo das frações; atividades em grupo; atividades com desafios matemáticos e dinâmicas com jogos.:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com