TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção pedagógica na atuação do supervisor pedagógico

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.202 Palavras (25 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE

O papel do Supervisor Escolar

Simone de Oliveira Camara

Orientador Profª: Maria Esther

Rio de Janeiro 2010

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE

O papel do Supervisor Escolar

Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Administração e Supervisão Escolar.

AGRADECIMENTOS

....aos amigos e parentes, minha filha e ao estágio no Colégio e Curso Prosper.

DEDICATÓRIA

Agradeço a Deus, que deu-me vida e inteligência para escolher o que é certo e o que é errado. À família, pela compreensão e pelo apoio necessários nos momentos de dificuldades.

Às colegas que juntas compartilhamos momentos especiais e alcançamos o nosso crescimento profissional. Aos professores do Curso, por sua dedicação e competência na tarefa de nos transmitir o que

aprenderam ao longo da vida.

RESUMO

O trabalho do supervisor educacional influencia diretamente no dia- a - dia dos professores e alunos.

O presente trabalho demonstra através de pesquisas, como esse profissional torna-se mediador do processo educacional.

Um supervisor deve estar disposto a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação utilizando a criatividade, a inteligência, a sensibilidade e a capacidade de interagir com outras pessoas que estejam ao seu redor.

Nesse sentido o supervisor torna-se mediador de uma reflexão coletiva tornando - se fonte de inspiração dos professores, alunos e comunidade diante da identidade de cada indivíduo em relação ao mundo.

Foram feitas pesquisas de campo vivenciando alguns momentos da supervisora do colégio e Curso Prosper, vários autores como Libâneo, Ferreira, Saul, Franca Soares entre outros são abordados no decorrer deste trabalho mostrando a visão de cada um no papel do supervisor escolar. As principais atividades foram escritas em capítulos enfatizando a importância desse profissional no decorrer do processo ensino aprendizagem. O supervisor escolar é referência fundamental para que todos juntos atinjam os objetivos propostos pelo corpo docente e comunidade escolar, objetivos estes que é de formar cidadãos conscientes para atuarem na sociedade.

METODOLOGIA

As metodologias consultadas para a elaboração deste projeto foram livros, conforme bibliografia citada, pesquisas de campo no Colégio e Curso Prosper de acordo com anexos apresentados.

As pesquisas foram baseadas em autores conforme citações dos capítulos que seguem para aprimorar conhecimentos na verdadeira função do supervisor escolar.

As pesquisas de campo foram de grande valia permitindo vivência no dia-a – dia do supervisor escolar, a mediação no processo de aprendizagem foram demonstradas através da participação em reuniões e cotidiano da escola.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        08

CAPÍTULO I        - Atividades pedagógicas do

supervisor escolar        09

CAPÍTULO II                - A especialidade do supervisor Escolar diante do processo de avaliação da aprendizagem        14

CAPÍTULO III – Organização de metodologia para o

Desenvolvimento do processo        21

CONCLUSÃO        30

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA        31

ANEXOS        32

PESQUISAS DE CAMPO        34

ÍNDICE        35

FOLHA DE AVALIAÇÃO        36

INTRODUÇÃO

O tema desta pesquisa é sobre o papel do supervisor escolar diante do processo ensino – aprendizagem.

O supervisor ainda é um profissional visto como chefe de equipe e não como elemento integrante do processo, e , através de teorias e práticas será apresentado o papel do supervisor escolar.

Segundo Libâneo ( 2006 ), o supervisor escolar é o profissional que viabiliza articula no cotidiano da instituição, de acordo com a citação o supervisor depende da integração entre os profissionais e comunidade escolar.

Em síntese através desta pesquisa perceberemos que o supervisor interfere na qualidade do trabalho através de diálogos, constrói conjuntamente as metodologias de ensinar e aprender, atualiza os professores e comunidade escolar com temas diversos, portanto é através deste trabalho que será comprovada a capacidade do supervisor ser mediador no processo de avaliação das diretrizes estabelecidas.

CAPÍTULO I

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DO SUPERVISOR ESCOLAR

A prática profissional da supervisão como trabalho de coordenação e “ controle “ da prática educativa que visa assegurar os princípios e as finalidades da educação na prática pedagógica; percebe-se a prática da supervisão como intérprete do significado das políticas e das práticas pedagógicas no duplo movimento que possa realmente comprometer-se com os princípios e as finalidades da educação. Segundo Rangel, 1997, p. 148 são conteúdos do trabalho profissional da supervisão:

  • à política – coordenação da interpretação/ implementação e da “ coleta de subsídios para o desenvolvimento de novas políticas mais comprometidas com as realidades educacionais;

  • ao planejamento – coordenação, construção e elaboração do projeto/acadêmico/ educacional, implementação coletiva, coordenação da “ vigilância” sobre o seu desenvolvimento necessárias reconstruções;
  • à gestão – coordenação, propriamente dita, de todo o desenvolvimento das políticas, do planejamento e da avaliação projeto acadêmico / educacional, construído e desenvolvido coletivamente;
  • à avaliação – análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento com base em uma construção coletiva de padrões que alicercem em três princípios/ posturas intimamente relacionados a avaliação democrática, a crítica institucional , a criação coletiva e a investigação participante contínua.

Foulquié define supervisão como: a ação de velar sobre alguma coisa ou sobre alguém a fim de assegurar a regularidade de seu

funcionamento ou de seu comportamento” ( 1971. p. 452, apud Saviani 1999, p.14)

Algumas ações

[pic 1]

Especialistas

(        Supervisor        educacional        =        coordenador pedagógico = orientador pedagógico)

  • Responder pelas atividades pedagógicas didáticas e curriculares da escola, pelo acompanhamento das atividades de sala de aula, visando os níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa do processo ensino/ aprendizagem;

  • Supervisionar a elaboração de diagnósticos e projetos para a construção do projeto curricular da escola, bem como de outros planos e projetos;
  • Orientar a organização curricular, incluindo a assistência direta aos professores na elaboração de projetos de curso, planos de aula e seleção dos livros didáticos e práticas de avaliação;
  • Organizar as turmas designar professores para as turmas e elaborar o horário escolar;
  • Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem (procedimentos, resultados, formas de superação dos problemas);
  • Assegurar a unidade da ação pedagógica da escola, propondo orientações e ações de desenvolvimento da estrutura curricular e do ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos;
  • Observar aulas, organizar reuniões, participar de entrevistas a fim de prestar assistência aos professores;
  • Exercer uma liderança democrático - participativa, criando um clima de trabalho cooperativo e solidário entre os membros da equipe.

“ O supervisor não é mais aquele sujeito que possui um “ superpoder” de assessorar, acompanhar, controlar e avaliar o trabalho que os professores realizam nas escolas, mas aquele que constrói com os professores seu trabalho diário.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com