TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de leitura

Por:   •  28/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO: SEGREDO DA CASA AMARELA

PROFESSORA: 

PÚBLICO-ALVO: 

Alunos do ensino fundamental

Instituição: 

Duração:

 Uma vez por semana até o termino do ano letivo.

JUSTIFICATIVA:

  A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para hábitos de leitura.

Segundo Busatto (2006, p 74):

  “A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, autoestima”.

  Onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.

 Através das histórias o educador na educação infantil pode estimular as crianças e despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997, não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer isto é possível, e mais fácil do que parece autoconhecimento e convivência social, isto tudo é possível com uma história contada com muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o fortalecimento das crianças na sociedade e inibir a violência, contribuindo diretamente para a formação do caráter e da personalidade e indiretamente para a sobrevivência do homem”.

           Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a interação e socialização de todos.

         A contação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.

 Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula ou em qualquer ambiente escolar, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.

Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.

OBJETIVO GERAL:

Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.  Além de incentivar a leitura, literatura, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.

CONHECIMENTOS (CONTEÚDOS) A SEREM ABORDADOS:

  • Linguagem oral e escrita;
  • Valores;
  • Família;
  • Movimento;        
  • Dramatização;
  • Recursos: livros de literatura infantil e fantoches

METODOLOGIA:

         Para concretização deste projeto,  usaremos como detonador a dramatização da história “Chapeuzinho vermelho”, antes desta, porém e de todas outras histórias, cantaremos a música “ Casa amarela ”, música que norteou o tema do projeto em questão . As principais fontes enfocadas serão os contos de fadas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a metodologia foi satisfatória.

ANEXOS:

  • Música: A casa amarela;
  • Texto para o teatro.

        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
  • BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006
  • PRIETO, Heloísa.  Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.
  • VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

ANEXO-1

CASA AMARELA

Grupo Ziriguibum

Denise e Marina

Vou te contar um segredo,

Segredo da Casa Amarela

Pode abrir qualquer porta

Ou também qualquer janela.

Pode entrar procurar

Em todo e qualquer lugar

Que vai abrir segredo

Que eu vou te contar

Dentro da casa um quarto

Dentro do quarto uma cama

Debaixo da cama uma mala

Dentro da mala uma caixa

Dentro da caixa um livro

Dentro do livro uma história

Que você vai desvendar

Este é o segredo que eu vou te contar!

ANEXO-2

Texto para teatro: Chapeuzinho Vermelho

Narrador- Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.

Um dia, sua mãe pediu:

 Mãe- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com