TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar de matematica

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto interdisciplinar e pedagogia de projetos tendo como foco o Ensino da Matemática.

A disciplina de matemática, na maioria das vezes, não é tão repercutida entre os alunos do ensino fundamental ao médio. Observe que citei a partir das series iniciais ao médio, não mencionando a educação infantil, por que será?

Na Educação infantil a base e estrutura do processo de ensino e aprendizagem acontecem de forma lúdica e divertida, através de projetos com temas relacionados à realidade da criança, e o professor atua como mediador partindo do conhecimento prévio provocando a participação desenvolvendo competências importantes das fases.

Dessa forma é possível perceber a importância do dinamismo e criatividade na reestruturação do currículo preocupando-se com o aprendizado pleno dos alunos.

Segundo Pires (200) para fugir do perfil tradicional de currículo fragmentado e engessado por disciplinas, deve-se trabalhar com projetos interdisciplinares que propicia uma conversa significativa entre disciplinas.

Para romper o currículo tradicional por disciplinas é necessário que se busquem

alternativas didáticas, entre elas os “projetos de trabalho”, pois esses abrem espaço para pesquisa, para a expressão de diferentes opiniões, possibilitando um trabalho

interdisciplinar, que enfatiza além dos conteúdos conceituais, também os procedimentais e os atitudinais.

Trabalhar por projeto, proporciona a todos envolvidos uma compreensão ampla do seu significado na sociedade, pois permite ao alunado participação ativa, exige comunicação, criticidade, opinião, criatividade, elaboração de relatório, pesquisas, estatísticas, escrita, leitura propondo tema de cunho social que levem os alunos a refletirem e sentirem responsabilizados e participantes.

O projeto que aqui apresento esta direcionado as series iniciais do ensino fundamental podendo ser adaptada de acordo com o nível e serie da turma.

Diante de uma crise existencial que o mundo atravessa podemos abordar com as crianças temas relacionados desse cunho, ate porque ouvem noticiários e ate mesmo familiares discursar sobre os dilemas vividos.

Tendo como tema a crise podemos abordar e discutir diversos assuntos provenientes como, desemprego, fome, desperdício, economia, doenças dentre outros.

Como o projeto parte da disciplina de matemática podemos iniciar apresentando situações problemas vivenciados pelo mundo diante a crise e levantar estatísticas e configurar um gráfico para terem um norte da extensão do problema e o que é necessário para resolvê-las. Dessa forma trabalham diversos exercícios matemáticos, ordenar o que vem antes e depois, algarismo, ordem crescente e decrescente, legendas e pode estender as propostas de acordo com a criatividade do professor. Os materiais podem ser diversos para montagem dos gráficos, isopor, cartazes e outros será bem divertido.

Feito essa etapa vamos separar diversos temas por salas e ciclos para conseguirmos bastantes informações e apresentações criativas. Não esquecendo de adaptar o nível de dificuldade dos gráficos de acordo com as faixas etárias.

O projeto tem como pretensão despertar reflexão e incentivo na busca de novas alternativas para sobrevivermos diante do cenário em que a grande maioria esta desacreditado, proporcionando aos alunos uma prova de que é possível formar uma nova perspectiva diante dos problemas desde que consiga calcular as escolhas suficientes para sobreviver, embasados de acordo com;

Os PCNs para a área de Matemática no Ensino Fundamental destacam dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações e outro relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. “Nesse processo, a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a “falar” e a “escrever” sobre Matemática, a trabalhar com representações, gráficos, desenhos, construções, a aprender a organizar e tratar dados” (MEC/SEF, 1998, v.3, p.19). Destacam também que o conhecimento matemático é resultado de um processo, normalmente descontextualizado, atemporal e geral, tendo como preocupação o resultado e não o processo

e que a educação deve priorizar a contextualização dos conteúdos, dar significado aos planos de estudo e incentivar às discussões em torno de temas de relevância social, utilizando, para alcançar esses objetivos, as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias.

Alunos do Ensino Fundamental

Tema: Leguminosas e grãos em gerais

Apresentar as crianças nas salas de vídeo imagens ou ate mesmo um vídeo pronto abordando o assunto e apresentando a diversidade de grãos o que podemos aproveitar com ele e a riqueza que temos em nosso pais na área agropecuária que movimenta nossa economia.

Como o projeto é interdisciplinar, iremos ampliar as demais disciplinas trabalhando em conjunto, estendo as informações acolhidas pelas crianças a comunidade, onde no final do projeto será feita uma feira informativa de exposições com os trabalhos e estandes dos alunos.

No vídeo escolhido pelo professor deve mostrar a vida das pessoas que trabalham no campo, como é feito o plantio, culinária locais e dentre outras informações; depois em sala discutiremos o que entenderam do vídeo, se já conheciam as situações passadas no vídeo e outras, colaborando com a construção da cidadania e valores do trabalho.

Podemos propiciar aos alunos junto a autorização da direção uma visita ao mercadão ou uma feira onde entrariam em contato direto com o comercio, conheceriam de perto os grãos e de forma dinâmica o contato direto com os números através dos preços, medidas, pesos, quantidades, numerais, compra, o processo de analisar o valor saber que notas possuem se dar para comprar e o que da para comprar, se vai haver troco e etc. Essa vivencia é uma grande oportunidade para professor trabalhar diversos problemas matemáticos em sala, seria muito interessante se a escola disponibilizassem verba para compra de notas de dinheiro (aquelas que vendem em lojas de um real), se não houver esse recurso não deixe de realizar as atividades, peça para que os alunos confeccione as próprias notas. E para tornar o aprendizado mais significativo vamos propor uma atividade educativa e consciente do uso do dinheiro, economia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com