TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar III

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

TAGUATINGA -DF

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Projeto Multidisciplinar III Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: presencial/ à distância: Especialista

TAGUATINGA - DF

2015

Resenha dos textos lidos.

Projeto: uma nova cultura de aprendizagem.

A prática pedagógica feita através de projetos é uma forma excelente de se estabelecer a interação entre educadores e educandos assegurando o aluno a construir seus conhecimentos mediante o entendimento, representação e a resposta de uma situação-problema. A nova cultura do aprendizado impõe muitas melhorias ao sistema educacional, a escola deve atender o que a sociedade demanda; considerar as necessidades dos alunos; ter um espaço para que os professores e alunos possam ter autonomia para desenvolver seu processo de aprendizagem, liberdade e solidariedade responsáveis; sabendo desenvolver suas capacidades em equipe, tomando decisões se comunicando com desenvoltura e resolvendo os problemas e situações; desenvolvendo sua habilidade de aprender para reconstruir seu conhecimento; englobar as novas tecnologias não apenas expandir o acesso a informação, mas podendo gerar uma nova cultura de aprendizado mediante a criação de espaços que privilegiem a construção do conhecimento e da comunicação. O professor vê através dos projetos a forma como o aluno se desenvolve respeitando seus ritmos, ele é o mediador, orientador e o facilitador do processo de aprendizagem do aluno.

Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações.

Diante de vários tipos de projetos que se tem dentro da escola surge uma nova questão de como ensinar, havendo a interação de mídias e dos conteúdos, o que beneficia a construção destes projetos e a união de gestores, professores, alunos favorecendo a busca de soluções que possibilitem a produção das novas praticas pedagógicas. O projeto tem que possibilitar o aluno a aprender e fazer, por isso é preciso incentivar os educandos a terem posturas de investigadores fazendo com que eles revelem circunstancias e tenham o desejo de descobrir outros.  O professor precisa criar varias formas de ensinar, não basta ele saber somente os recursos tecnológicos. A autora do texto diz que é preciso pensar no desenvolvimento do projeto para que ele tenha começo, meio e fim, mas o fim seria algo temporário, pois, a partir do fim poderiam surgir novos começos.

Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender.

Dentro das situações de aprendizagem o fazer e o compreender ainda está relacionada a ideia  de que o educando para mostrar que ele aprendeu ele deve aplicar as informações adquiridas com sucesso, porem isto não significa que ele compreendeu o que ele fez. Para Piaget há uma diferença entre o fazer e compreender o que foi feito.

O meio educacional deve ter como prioridade a compreensão e uso de objetos e de atividades que incentivem o aluno para que ele se sinta envolvido naquilo que ele faz, criando oportunidades para que o aluno possa explorar e possibilitando que os professores os desafiem para se ter qualidade no que está sendo feito. Hoje na educação usam-se bastante os projetos educativos como solução para o aluno aprender a solucionar problemas. O professor deve se preparar para poder ajudar no processo de aprendizagem de seu aluno para ajudar o aluno a transformar suas informações adquiridas em conhecimento. Os professores precisam estar atentos aos diferentes interesses e necessidades dos educandos, sabendo qual direção tomar e quais os objetivos que querem atingir.

Aprendendo com projetos.

É possível ver que a informática dentro da escola poderia ser uma ótima aliada para os professores, porem muitas vezes alguns professores tem problemas com a tecnologia não sabem como podem utiliza-la em sala de aula. A informática pode ajudar o aluno em seu processo de aprendizagem transformando a aula de forma que ela seja construtiva. O autor do texto demostra que as grades curriculares nas escolas são as mesmas ocorrendo uma interdisciplinaridade entre as matérias, as disciplinas deveriam se desenvolver juntas fazendo com que aula seja mais interessante, o professor deve ser um incentivador e um inovador trazendo para a sala de aula algo ligado a informática e a tecnologia para que a aula seja mais interessante e proveitosa para o educando. Os professores precisam trabalhar com projetos ajudando o aluno a desenvolver a criatividade o estimulando a se tornar um pesquisador.

Projeto Pedagógico: Por quê, quando e como _ Educação Infantil.

O projeto pedagógico tem sempre um objetivo para ser cumprido onde as crianças devem estar envolvidas desde o inicio, os alunos devem ser envolvidos em uma sequencia de atividades, deve existir um vinculo com alguma área do conhecimento, estes projetos utilizam diferentes áreas do saber.

Porque trabalhar com projetos?

 Para um aluno é muito motivador fazer parte das atividades propostas em um projeto, pois elas vão se deparar com situações problemas que estão relacionados ao seu ambiente, a pratica de projetos ajuda na promoção de aprendizado; no desenvolvimento de uma atitude que favorece o conhecimento, uma garantia de sequencia organizada de atividades, uma avaliação constante e um envolvimento bem maior entre professor e aluno.

Quando e como trabalhar com projetos?

Já se pode trabalhar com projetos com crianças a partir de três anos, é importante ter projetos quando as crianças já entendem as atividades propostas e que elas têm um produto final, é importante aplicar atividades que envolvam outras áreas como musica, movimento e artes visuais entre outras.

Como trabalhar com projetos na educação infantil?

Na educação infantil e permitido ter boas escolhas em relação aos projetos escolhidos, com crianças de 4 a 6 anos existe a possibilidade de se trabalhar com mais conteúdos, pois e esperado que eles avancem com a linguagem escrita, os projetos sempre se associam a várias áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com