TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar III

Por:   •  18/11/2015  •  Monografia  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Pedagogia Educação Ensino Fundamental I.

AQUIDAUANA/MS

2015

SUMÁRIO

1-IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E ESCOLA......................................................................1

2-INTRODUÇÃO; ..................................................................................................................2

3- DESENVOLVIMENTO; ....................................................................................................3

3.1-OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA; ............................................................3

3.2-ENTREVISTA COM O RESPONSAVEL PELO PROCESSO DE ENSINO..................4

3.3- PLANO DE AULA; ..........................................................................................................4

3.4- REGÊNCIA; .....................................................................................................................5

4-CONSIDERAÇÕES FINAIS; ..............................................................................................5

5-REFERÊNCIAS; ..................................................................................................................6

6-ANEXOS; ............................................................................................................................7

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:

RA: 8983200820

Curso: Pedagogia

Semestre: 5°

Ano: 2015

Início do estágio: 09/03/2015

Término do estágio: 25/03/2015

Instituição Concedente do Estágio

Nome da instituição: Escola Municipal Noé Nogueira - Pólo

C.N.P.J03073699/0001-08

Fone: 067-99657851

Endereço: Colônia Conceição Zona Rural Agrovila

CEP:79220-970

Cidade: Nioaque UF: MS

Responsável: Ednalva Carvalho Dauzacher Ninhos

1-INTRODUÇÃO

Educação Fundamental é um direito da criança apartir dos seis anos, sendo a segunda etapa de desenvolvimento das habilidades da criança e complementação da educação infantil ja cursada anteriormente.

O relatório de Estágio Supervisionado em Educação fundamental apresenta-se como trabalho de conclusão. Foi observado na instituição de ensino pública Escola Municipal Noé Nogueira – Pólo, situado na Colônia Conceição Zona Rural Agrovila CEP 79220-970, no município de Nioaque-MS, com a finalidade de contribuir na prática, as matérias aplicadas durante os semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera- Centro de Educação à Distância-polo de Aquidauana.

No Estágio supervisionado foi observado o trabalho da coordenadora para ter como referência a aplicação dos conteúdos na teoria e na prática vivida na educação, nas observações em sala de aula. Foi registrada a prática docente do ensino fundamental turno matutino das 07:00 hrs, as 11:00 hrs observação também do relacionamento entre professora e alunos e, as diversas atividades que foram desenvolvidas durante a rotina diária da escola, como por exemplo: histórias, brincadeiras, desenhos livres , atividades do livro didático de alfabetização, e músicas.

a)-Observação e Interação na Escola

A acolhida foi organizada pela Diretora, Ednalva Carvalho Dauzacher Ninhos Professora Regente para que atingisse o objetivo no desenvolvimento do Estágio Supervisionado. São recebidos muitos estagiários de instituição Municipal, Estadual ou Federal. Eles têm atenção e ficam à vontade para desenvolver seu trabalho na educação das crianças, como se fizessem parte do quadro de funcionários da instituição.

Quanto à professora regente se mostra atenciosa, atentamente orientava seus alunos quando surgiam os problemas, fornecendo informações e apoio. Os alunos durante a realização das aulas entravam em grupos nas salas de aulas, e os alunos participavam, e mostravam carinho, obediência, e respeito pela professora.

Todos os materiais didáticos são guardados em sala de aula. Os trabalhos feitos pelas crianças na sala de aula são guardados dentro de pastas individuais e identificados no armário-arquivo.

As avaliações são feitas através de observação individual dos alunos durante as atividades propostas, cooperação entre os alunos, desenvolvimento intelectual, interesse e desenvolvimento, e avaliações de matérias introduzidas na aprendizagem.

Quanto ao ambiente escolar são tomados cuidados quanto a segurança dos alunos, higiene das salas de aula, cozinha, Sanitários e também com os materiais didáticos existentes para assegurarem a prática de cada atividade.

A atenção que nos foi dada pela Escola Noé nogueira - Pólo, deu total tranquilidade para que esse primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com